Em comemoração ao aniversário de 80 anos do papa Bento 16, a casa natal do pontífice no vilarejo Marktl am Inn, na Baviera, será aberta para o público no domingo com uma cerimônia que prevê uma grande participação popular.

A casa, construída em 1745 na Praça do Mercado do vilarejo, foi vendida no ano passado para uma fundação religiosa por cerca de 3,5 milhões de euros. Quem a colocou à venda foi a então proprietária, Claudia Dandl, uma fisioterapeuta divorciada que morava com os dois filhos no grande edifício de mais de 300 metros quadrados.

Dandl resolveu vender a casa por causa do grande fluxo de turistas e peregrinos que iam para o vilarejo para ver a casa natal do papa Bento 16, uma situação que praticamente a privou de sua vida privada, segundo ela.

O papa alemão nasceu com o nome de Joseph Alois Ratzinger no segundo andar da casa da Praça do Mercado na madrugada de 16 de abril de 1927, um Sábado Santo.

Uma parte da exposição na casa-museu –no térreo– relembrará a vida e biografia do papa, enquanto no andar superior serão expostos documentos e depoimentos relativos aos temas teológicos ligados à atividade e ao pensamento de Bento 16. No quarto em que o papa nasceu estarão expostos o seu registro de nascimento e o seu certificado de batismo.

No dia da abertura da casa natal do papa será apresentado um filme sobre a vida de Joseph Ratzinger.

Durante a manhã de domingo, o bispo de Passau, Wilhem Schraml, celebrará uma missa na paróquia de S. Oswald, onde o papa foi batizado no dia seguinte do seu nascimento.

Depois da missa, o bispo, acompanhado dos fiéis, irá se dirigir à casa-museu para abençoar os quartos. No período da tarde haverá a cerimônia oficial de abertura ao público.

O papa Bento 16 visitou apenas duas vezes Marktl am Inn, porém, desde o início do seu pontificado, em 19 de abril de 2005, o vilarejo de pouco menos de 3 mil habitantes, próximo da fronteira austríaca, já recebeu mais de 250 mil turistas e peregrinos que queriam visitar a casa natal do papa.

Bento 16 fez uma breve visita de poucas horas a Marktl am Inn durante uma viagem à Baviera em setembro de 2006.

Na próxima segunda-feira, dia do aniversário do papa, uma procissão se dirigirá à paróquia de S. Oswald, enquanto centenas de balões serão soltos na área das crianças. No jardim da casa será plantada uma videira, e a Praça do Mercado será rebatizada como Praça Bento 16.

Fonte: Folha Online