A agência britânica Christian Aid e o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), através do Grupo de Trabalho sobre Mudança Climática, estão organizando consulta a ser realizada de hoje a 15 de abril, em Londres, sobre mudança climática e suas conseqüências para o desenvolvimento.

O foco do encontro estará na abordagem temática a partir da teologia e da ética.

Os organizadores do encontro esperam que a consulta renove as posições e políticas ecumênicas de sensibilização em relação às negociações intergovernamentais sobre mudança climática depois de 2012, quando se encerra o primeiro período de compromissos do Protocolo de Kyoto.

A consulta também examinará possíveis formas de participação das comunidades religiosas numa campanha da sociedade civil global sobre mudança climática. Também vai analisar a responsabilidade das sociedades dos países do Norte e as alternativas para que as sociedades dos países do Sul possam continuar com os esforços de conseguir seus legítimos objetivos de desenvolvimento.

Os participantes do encontro receberão informação quanto ao plano de uma campanha da sociedade civil global sobre mudança climática que organizações preocupadas com o meio ambiente, em parceria com comunidades religiosas, pretendem desenvolver na segunda metade deste ano.

Cerca de 25 representantes de organismos de ajuda e de desenvolvimento relacionados com as igrejas se unirão aos membros do Grupo de Trabalho sobre Mudança Climática do CMI para a realização da consulta.

Entre as organizações participantes encontram-se Pão para o Mundo, Serviço das Igrejas Evangélicas da Alemanha para o Desenvolvimento. Ação Internacional da Igreja Sueca, Serviço Mundial das Igrejas e Rede Evangélica sobre Meio Ambiente, dos Estados Unidos, ICCO/Kerkinactie, dos Países Baixos, Kairós Canadá, Ajuda da Igreja Noruega e Tearfund, do Reino Unido.

Fonte: ALC