A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nesta segunda-feira carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestando preocupação com a composição do governo no segundo mandato e solicitando que a escolha de novos ministros não se limite a interesses partidários.

“(…) consideramos da máxima importância os critérios da escolha dos ministros. Não sejam apenas fruto de interesses partidários, mas, realmente, referenciais para a aplicação de um projeto de nação, oferecendo a possibilidade de construção de uma nação a serviço da maioria da população”, disse a carta assinada pelo Cardeal Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB; por Dom Antônio Celso de Queirós, vice-presidente; e por Dom Odilo Pedro Scherer, secretário-geral da entidade.

“Se pudéssemos dar uma sugestão concreta, chamaríamos atenção especial para os serviços dos Ministérios da Saúde e da Educação, onde são postos em prática os grandes princípios a serviço da vida, da família e da formação das pessoas”, acrescentou a CNBB.

A Conferência Nacional dos Bispos ressaltou que a reeleição de Lula é a expressão das expectativas de que o governo, “baseado em critérios éticos”, responda aos anseios e consolide a democracia.

“O período eleitoral revelou as mazelas do poder, sobretudo pela crise da ética, mas ao mesmo tempo, desafiou a vontade política, sobretudo para uma reforma política séria, conforme a vontade já expressa pelo povo e com sua colaboração e co-responsabilidade, para assim reatarmos os laços com a ética”, afirmou a carta endereçada ao presidente Lula.

Para a CNBB, um projeto sério de nação deve incluir sete grandes opções: democratizar o Estado e ampliar a participação popular, rever o modelo econômico e o processo de mercantilização da vida, ampliar as oportunidades de trabalho, fortalecer exigências éticas em defesa da vida, reforçar a soberania da nação, democratizar o acesso à terra e ao solo urbano e proteger o meio ambiente e a Amazônia.

Essas grandes opções só serão alcançadas, segundo a CNBB, se a escolha dos ministros for pauta sobretudo pela noção de prestação de serviço.

Comentários