A partir do dia 08 de novembro, o Centro Cultural da Bíblia, no centro do Rio de Janeiro, exibe a mostra Manuscritos do Mar Morto e a História Da Bíblia. De acordo com os organizadores, a intenção é oferecer uma viagem cultural pelos lugares onde foram encontrados os pergaminhos dos povos essênios, que hoje representam as mais valiosas relíquias do Antigo Testamento.

O evento é uma iniciativa da Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), que surgiu com o objetivo final de incentivar o conhecimento sobre a história da conservação e transmissão dos ensinamentos contidos nas Escrituras. Dessa forma, a entidade acredita que pode contribuir para incentivar a leitura dos livros sagrados, para que atuem como instrumentos de transformação espiritual, fortalecimento de valores éticos e morais, e desenvolvimento cultural e social.

De acordo com a assessoria de imprensa da SBB, entre as peças que o público terá acesso na exposição, estão incluídas peças de maquete, mapas e imagens de pergaminhos com trechos de livros bíblicos; reproduções de um relógio de sol, tinteiro e jarros que foram usados pelos essênios. Também fazem parte da mostra algumas atrações interativas, que podem ser apreciadas inclusive por deficientes visuais.

Além disso, o acervo conta com pergaminhos escritos em grego, hebraico e romano. Eles foram cunhados em couro e possuem três versões distintas. A primeira foi reconstituída a partir da edição de Nestlé-Aland do Novo Testamento Grego, com letras pirografadas. A segunda, com letras gregas em braile. E, finalmente, uma terceira com um texto em português e em braile, reconstituído a partir da Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).

Há ainda uma replica de um texto apócrifo, escrito em hebraico, de um fragmento de manuscrito contendo um Salmo que não está na Bíblia. Cada pergaminho está colocado em vaso de cerâmica e pode ser manipulado pelo visitante. O Centro Cultural da Bíblia está localizado na Rua Buenos Aires, 135, Centro da cidade do Rio de Janeiro. O funcionamento será das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca.

Fonte: Elnet

Comentários