Ano novo, vida nova!

Irmãos, eu não julgo ter ainda alcançado; mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante, Prossigo em direção ao alvo, para obter o prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14

Mais um ano terminou. Chegou um ano novo. Muitas promessas, muita vontade de realizar coisas novas.

Mas nada disto tem valor se Deus não estiver presente nestes novos planos.

A solução não é lembrar-se do passado, mas esquecendo das coisas que para trás ficam devemos avançar para as que estão a nossa frente.

Mas como esquecer? Antes de falecer o líder Nelson Mandela afirmou que “perdoar sim, esquecer jamais” em uma das suas declarações.

Mas não é isto que o apóstolo Paulo nos ensina!
José também nos ensinou a esquecer o passado e tudo que para trás fica.

Chamou José ao primogênito Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa de meu pai. Ao segundo chamou Efraim, pois disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Gênesis 41:51-52

Para aqueles que afirmam que é impossível esquecer o passado, o Senhor nos mostra que Ele pode fazer isto em nossas vidas para avançarmos para novas vitórias. Não há como avançar sem esquecer o passado e sua influência negativa em nós.
O apóstolo Paulo nos diz que nada nos separa do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Repare que ele não cita o passado porque ele já sabia que o passado pode emperrar a vida de qualquer um, cristão ou não.

Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que é em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:38-39

Por isto, ele mesmo afirma que esquecendo-se do que para trás fica avança para Cristo. Isto significa usar a Palavra de Deus para esquecer o passado e suas mazelas. Não é fazer exercício positivo, mas dar crédito a Palavra de Deus que pode penetrar em nosso ser separando alma e espírito e nos premiando com felicidade.

Pois a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e que penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e pronta para discernir as disposições e pensamentos do coração. Hebreus 4:12

Salomão nos avisa que Deus nos concede felicidade de viver. A felicidade dos bens materiais são superficiais, mas a felicidade que vem de Deus nosso Pai é duradoura e concreta.

Quanto a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e fazendas, e lhe concedeu o poder de comer delas, de receber a sua porção e de se regozijar no seu trabalho: isto é para tal o dom de Deus. Pois não pensará muito nos dias da sua vida, porque Deus lhe enche de alegria o coração. Eclesiastes 5:19-20

É possível ser feliz. É bíblico. É a vontade de Deus para nós, os que cremos.
Para o cristão ciente de sua posição em Cristo e de seus direitos, conquistados na cruz pelo Senhor Jesus, o passado é passado e em nada nos condena ou determina onde chegaremos!

Só Ele com seu amor inefável pode fazer-nos esquecer o passado. O melhor psicólogo do mundo, o Senhor Jesus Cristo nos chama com sua doce voz, afirma que nos ama e pede que perdoemos e clamemos a Ele que nos faça esquecer assim como Ele esquece dos nossos pecados confessados.

Avançando com Cristo e nunca retrocedendo com o inimigo de nossas almas!

SHEVA BRACHOT EM 2014
MANOEL VALENTIM

Comentários