O Congresso dos Estados Unidos concluiu ontem a aprovação de um projeto de lei que triplica, para US$ 48 bilhões, a ajuda qüinqüenal do país no combate mundial à aids.

A iniciativa, que elimina um veto à entrada no país de portadores do HIV – o vírus causador da doença -, foi aprovada na Câmara de Representantes por 303 votos a favor e 115 contra, disseram fontes legislativas.

Agora, para entrar em vigor, o texto tem apenas que ser sancionado pelo presidente dos EUA, George W. Bush, que já tinha pedido aos legisladores que se apressassem em aprovar o projeto de lei.

Na semana passada, a nova legislação recebeu o apoio de 80 senadores, vencendo a oposição de setores da minoria republicana que consideravam excessivos os fundos destinados à luta contra a doença.

A aprovação da iniciativa “nasceu da vontade de (democratas e republicanos) trabalharem juntos e porem os Estados Unidos no lado certo da história no que se refere à luta contra esta epidemia global”, disse a senadora democrata Barbara Lee.

Inicialmente, Bush tinha pedido ao Congresso US$ 30 bilhões para o programa de ajuda qüinqüenal contra a aids, mas também havia dito que não vetaria uma ajuda maior.

Fonte: EFE

Comentários