Igreja Mundial em Recife com movimentação de fiéis em meio ao decreto de proibição de aglomeração por causa do coronavírus.
Igreja Mundial em Recife com movimentação de fiéis em meio ao decreto de proibição de aglomeração por causa do coronavírus.

Mesmo com o governo de Pernambuco proibindo, na terça-feira (17), a realização de qualquer evento privado ou público com a participação de mais de 50 pessoas, a Igreja Universal e a Igreja Mundial do Poder de Deus, que funcionam em locais como a Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, no Recife, abriram as portas para os fiéis, neste domingo (22).

Algumas igrejas católicas também continuaram realizando missas em Pernambuco, mesmo com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, tendo recomendado o cancelamento de todas as cerimônias com a participação de público desde a quarta (18).

Na igreja da Alto da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, foi realizada neste domingo (22) uma missa transmitida pelas redes sociais.

A Igreja Universal do Reino de Deus emitiu um comunicado informando que decidiu atualizar, no domingo (22), as orientações para o funcionamento das unidades em todo o Brasil e que passou a controlar a entrada das pessoas para cumprir as determinações das autoridades locais. O comunicado também disse que, se for necessário, serão ampliadas os números de reuniões.

Igreja funcionou normalmente no domingo (22) no bairro de Santo Amaro, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Sede da Igreja Universal funcionou normalmente no domingo (22) no bairro de Santo Amaro, no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Por meio de nota, a Arquidiocese de Olinda e Recife informou que alguns padres estão celebrando missas com equipes reduzidas e para poucos fiéis, mas que a “recomendação é realmente evitá-las ou gravarem missas para serem exibidas nas redes sociais das igrejas”.

O comunicado explicou que a Missa da Igreja da Sé, por exemplo, foi transmitida pela página oficial da arquidiocese para 143 paróquias.

A reportagem não conseguiu contato com os representantes da Igreja Mundial do Poder de Deus.

A recomendação neste período de pandemia do novo coronavírus é que as pessoas fiquem em casa e, desta forma, ajudem no combate à disseminação da Covid-19, doença causada pelo vírus.

Fonte: G1