Espanha
Espanha

A Espanha continua sendo um dos países com menos cristãos evangélicos do mundo, com mais de 7.000 cidades e vilas que não foram alcançadas pelo evangelho.

Embora muitos desses locais estejam em áreas rurais e tenham menos de 100 habitantes, também há um grupo de mais de 400 que excede os 5.000 habitantes.

Uma pesquisa realizada pela organização cristã espanhola Decisão para 164 líderes evangélicos de todas as denominações sobre evangelização na Espanha, revela que 66,5% dos entrevistados concordam que os crentes não compartilham sua fé o suficiente com outras pessoas.

A pesquisa incluiu várias perguntas. A primeira foi se eles estavam satisfeitos ou não com a evangelização de suas próprias igrejas. Os líderes ficaram satisfeitos, apenas 6,1% disseram estar totalmente satisfeitos com o modo como a comunidade compartilha o evangelho.

Outra pergunta era sobre o plano de evangelização de cada igreja. Trazer amigos para o culto foi a resposta de 45,1% dos entrevistados, seguido pelo evangelismo nas ruas (39,6%).

Os entrevistados também foram questionados sobre como os últimos convertidos em suas igrejas conheceram o Senhor Jesus. 57,9% afirmaram que a amizade com os não-crentes tem sido o caminho para introduzir o evangelho, enquanto 44,5% convidaram amigos próximos para o culto e 9,1% vieram do evangelismo nas ruas de seu município.

A pesquisa também mostra que os líderes evangélicos na Espanha pensam sobre as necessidades de suas igrejas para melhorar a evangelização.

Neste sentido, 66,5% disseram que as congregações não têm consciência e visão de evangelização e 31,1% enfatizou a falta de treinamento para evangelizar nas igrejas.

Em relação aos métodos de evangelismo, 23,2% dos entrevistados apontou que eles preferem convidar pessoas para um evento ou atividade. Enquanto isso, 14% eram a favor da divulgação da mensagem do evangelho por meio de reuniões nas ruas e 11,8% reconheciam que não prestam seu testemunho pessoal até que alguém lhes pergunte.

A organização cristã Decisão, considera que “toda a pesquisa mostra a realidade de uma péssima obra de evangelização dentro das igrejas , um problema sério que deve ser resolvido”.

“A falta de visão na evangelização e a falta de treinamento podem ser os fatores que determinam a pouca evangelização de nossa terra e que ainda somos uma nação que não é alcançada com o evangelho”, concluem.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus