Evangelista Franklin Graham prega um sermão de Páscoa em Lviv, Ucrânia, em 17 de abril de 2022.
Evangelista Franklin Graham prega um sermão de Páscoa em Lviv, Ucrânia, em 17 de abril de 2022.

O evangelista Franklin Graham, filho do lendário evangelista Billy Graham e chefe da organização humanitária evangélica Samaritan’s Purse, pregou um sermão de Páscoa na Ucrânia, exortando os crentes a não perder de vista o verdadeiro significado da celebração.

Como milhares morreram e mais de 11 milhões foram deslocados de suas casas desde que a invasão começou no final de fevereiro, Graham, de 69 anos, pregou seu sermão de Páscoa pré-gravado em Lviv, no oeste da Ucrânia. A Fox News transmitiu o evento, que contou com música do Coro de Páscoa Ucraniano.

Graham lamentou que o mundo continue a se tornar mais “violento” e “secular”.

“Muitos políticos e educadores zombam daqueles que adoram o Senhor Jesus Cristo. Eles fazem graça. Eles não acreditam”, disse Graham. “Para muitos, a Páscoa se tornou caça aos ovos de Páscoa, coelhinhos e doces. Mas, que nunca esqueçamos o verdadeiro significado da Páscoa, e esse é o preço que foi pago pela redenção de sua alma.”

O chefe da Associação Evangelística Billy Graham assegurou que o preço foi “pago por Deus” e que “a Páscoa é sobre o amor de Deus pela humanidade”.

“Deus criou o mundo e tudo que nele há. Ele nos fez homem e mulher. … E ele colocou o primeiro homem e mulher em um mundo perfeito”, acrescentou. “Não havia pecado neste mundo que Deus criou. Ele pretendia que o homem vivesse, mas Deus tem leis.”

“E sabemos pelas Escrituras que o primeiro homem e a primeira mulher escolheram desobedecer a Deus. E como resultado… o pecado entrou no mundo. E o pecado infectou toda a raça humana”, continuou ele.

De acordo com Graham, a Bíblia afirma que todo ser humano pecou e que todos os seres humanos ficaram aquém dos “padrões de Deus para Sua glória”.

“E há uma penalidade para o pecado. E sua morte”, advertiu. “Toda a raça humana está sob sentença de morte de Deus por causa de nossos pecados. Mas ainda assim, Deus tinha um plano para nos salvar de nossos pecados.”

“O que significa esse estranho conceito [de pecado]? Bem, a Bíblia diz que mentir é pecado. Você já mentiu? Claro, você tem. Todos nós mentimos. A Bíblia diz que todos os homens são mentirosos. É verdade. Roubar é pecado”, afirmou Graham, acrescentando adultério, assassinato, ódio, falso testemunho e orgulho como outros exemplos de uma longa lista de comportamentos pecaminosos.

Embora Deus seja “santo e justo”, Graham afirmou que “o pecado separa os humanos de Deus”.

“Isso quebra a comunhão com Deus. (…) Todos nós ficamos aquém dos padrões de Deus. E a Bíblia diz em Isaías: ‘todos nós nos tornamos como um imundo, e todos os nossos atos de justiça são como trapos de imundícia’”, disse Graham.

“A Bíblia diz: ‘Não há justo; não, nem mesmo um. Então, o que o homem pode fazer? Como podemos ser salvos?” Graham perguntou hipoteticamente.

Graham disse que muitas pessoas acreditam na falsa noção de que podem trabalhar para ganhar sua salvação ganhando dinheiro suficiente, construindo um prédio, sendo gentis ou indo à igreja algumas vezes por ano.

“Não, não há nada que você possa fazer. Veja, é somente por meio de Jesus Cristo e somente Dele”, disse Graham, referindo-se à salvação como um dom de Deus.

“A Bíblia diz: ‘É pela graça que vocês são salvos por meio da fé. Não é de vocês. É um dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie.’ Boas Obras não podem salvar sua alma. Ele simplesmente não pode fazer isso.”

Em Seu plano para “redimir” a humanidade, Deus enviou Seu Filho, Jesus, do Céu à terra “com o propósito de levar nossos pecados” morrendo numa cruz. Graham apontou os ouvintes para o versículo bíblico João 3:16 .

“Por Jesus Cristo derramando Seu sangue por nós, Ele estava redimindo nossas almas para Deus. Mas temos que estar dispostos a aceitá-lo pela fé”, disse Graham.

Ele afirmou que Jesus foi falsamente acusado e espancado além do reconhecimento.

“Os líderes religiosos testemunharam falsamente contra Ele. O governo romano queria apaziguar a multidão. Eles sabiam que Ele era inocente. Eles sabiam que havia líderes religiosos que tinham inveja Dele. Então o que eles fizeram? Eles simplesmente cederam à multidão e deram na multidão.”

Graham enfatizou que Jesus “foi voluntariamente para a cruz”.

“Ele foi lá por você e por mim. Ele foi ridicularizado quando foi pendurado naquela cruz. … E Jesus ficou na cruz”, disse Graham. “E enquanto Ele estava na cruz, Deus derramou sobre seu Filho seus pecados e meus pecados, os pecados da humanidade, pecados passados, pecados presentes, pecados futuros.

“Somos nós que merecemos ir para a cruz. Somos nós que merecemos a morte”, disse ele. “Jesus nunca pecou. … E como uma pessoa sem pecado, Ele foi capaz de levar nossos pecados. … Ele foi enterrado em um túmulo.”

Como muitos na Ucrânia podem ter “perdido a esperança nesta Páscoa”, o pregador disse que muitos se perguntam “o que fazer e para onde ir”.

Ele os exortou a fixar suas mentes “na eternidade no céu com Deus e ter fé e fé em Jesus”.

“Ele ressuscitou, assim como Ele disse. Ele não está aqui. Ele está ressuscitado. Esta é a maior notícia que já foi proclamada – que Jesus Cristo está vivo. O túmulo está vazio. Ele não está aqui. Ele está vivo. Ele ressuscitou, como disse que faria”, disse Graham.

“Se nos arrependermos e nos convertermos de nossos pecados e colocarmos nossa fé e confiança em Jesus Cristo, Deus perdoará nossos pecados, e podemos ter a esperança de que seremos salvos e perdoados e estaremos com Deus por toda a eternidade no Céu. (…) Como temos a vida eterna? Não é pelas obras, mas é pela graça de Deus, e é pela fé em Seu Filho Jesus Cristo”.

Ele comentou: “Esta é a Páscoa. É sobre um Salvador ressuscitado. É sobre um túmulo vazio.”

“Outras religiões são notáveis, e você pode ir visitar seus túmulos. Alguns deles são lindos, muito mármore ou granito. O túmulo de Jesus está vazio. Ele não está lá. Ele ressuscitou, assim como o anjo disse.”

O discurso de Graham ocorre quando a Samaritan’s Purse, com sede na Carolina do Norte, tem cerca de 160 trabalhadores e voluntários no terreno na Ucrânia, atendendo às necessidades físicas e espirituais dos deslocados de suas casas pela invasão russa.

“Cerca da metade [dos deslocados] saíram do país, a outra metade está aqui dentro da Ucrânia sem ter para onde ir e morando com amigos ou parentes e algumas cidades que converteram fábricas ou prédios abandonados em armazéns com camas onde podem mantê-los”, disse Graham.

“E este é um momento difícil para a Ucrânia. Tanto sofrimento neste país e a Samaritan’s Purse [tem] respondido.”

A Samaritan’s Purse, que trabalha em regiões do mundo atingidas por tragédias, guerras e desastres naturais, tem vários hospitais de campanha e clínicas estabelecidas para ajudar as pessoas na Ucrânia.

A Samaritan’s Purse também estabeleceu centros de distribuição de alimentos. Capelães da Associação Evangelística Billy Graham estão ministrando em hospitais e orando pelos ucranianos.

“Acho importante para esta Páscoa que nos lembremos do povo da Ucrânia e que oremos”, disse Graham.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários