O objetivo é colocar a cidade no circuito internacional do turismo religioso para atrair turistas de maior poder aquisitivo.

Especialistas de várias parte do mundo e operadoras focadas em turismo religioso vão se reunir em Aparecida (SP) em um seminário internacional ainda no primeiro semestre deste ano.

Vão debater formas de transformar o Santuário de Nossa Senhora em destino mundial de peregrinação.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, reuniu-se com o arcebispo de Aparecida, dom Raimundo Damasceno, em dezembro.

“Vamos fazer o diagnóstico do que precisa ser feito para colocar a cidade no circuito internacional do turismo religioso e para atrair também turistas de maior poder aquisitivo”, explica Sampaio.

A estimativa é que o número de turistas em Aparecida em 2013 tenha chegado aos 12 milhões, em função da visita do papa Francisco.

Em 2012, foram 11,6 milhões de peregrinos, enquanto Fátima (Portugal) recebeu cerca de 5 milhões e Lourdes (França), 6 milhões.

“O potencial do santuário mariano brasileiro é muito grande. Precisamos apresentar Aparecida ao mundo”, diz o presidente da federação de hotéis.

[b]Fonte: Folha de São Paulo[/b]