Imagens da destruição causada pelos terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 em La Guaira, Venezuela, ocorridos em 24 de junho. (Foto: Captura de tela de rede social)
Imagens da destruição causada pelos terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 em La Guaira, Venezuela, ocorridos em 24 de junho. (Foto: Captura de tela de rede social)

Enquanto as autoridades venezuelanas continuam as operações de busca e resgate, organizações evangélicas ao redor do mundo ampliam sua resposta à crise humanitária causada por dois terremotos devastadores. Segundo os últimos dados divulgados pelo governo da Venezuela, o desastre deixou mais de 1.700 mortos e mais de 5 mil feridos, e milhares de famílias ainda sofrem com a destruição generalizada.

Nas horas imediatamente após os terremotos, os apelos à oração tornaram-se parte central da resposta humanitária, segundo o Christian Daily International. À medida que o número de mortos continuava a aumentar nos dias seguintes, organizações evangélicas de toda a América Latina começaram a emitir comunicados e a anunciar apoio humanitário.

A dimensão do desastre também foi destacada em um relatório da UNICEF , que estimou que 3,9 milhões de crianças e adolescentes vivem nas áreas mais atingidas pelos terremotos de magnitude 7,5 e 7,2. A UNICEF afirmou que as crianças estão entre os afetados e observou que os esforços de busca e resgate ainda estão em andamento, enquanto milhares de famílias lidam com a perda de suas casas e o acesso a serviços essenciais.

Segundo o UNICEF, Caracas e os estados de Aragua, Carabobo, Falcón, La Guaira e Miranda sofreram danos extensos, interrompendo o acesso à água potável, saúde, educação e outros serviços básicos. A agência da ONU afirmou estar trabalhando com as autoridades locais para fornecer água potável, assistência médica e apoio psicossocial às famílias afetadas. O UNICEF também observou que seu plano de resposta humanitária para a Venezuela em 2026 tinha apenas 35% do financiamento garantido antes dos terremotos.

A Aliança Evangélica Latina (AEL), por meio de sua comissão de assuntos humanitários e diálogo cooperativo, expressou profundo pesar pela tragédia e afirmou estar acompanhando de perto a situação em coordenação com as igrejas de toda a região.

Em sua declaração, a aliança expressou solidariedade às famílias dos falecidos, dos feridos e dos desaparecidos. Destacou também o papel das igrejas evangélicas da Venezuela como locais de refúgio, esperança e apoio prático durante a crise. A aliança convocou igrejas e fiéis de toda a Ibero-América a se unirem em oração pela recuperação da Venezuela, pelas comunidades afetadas e por todos os envolvidos nos esforços de resgate.

Da Guatemala, a Aliança Evangélica da Guatemala (AEG) emitiu uma declaração expressando sua “mais profunda solidariedade e apoio cristão” ao povo venezuelano. A organização exortou os cristãos a orarem pelas famílias enlutadas, pela recuperação dos feridos e pela proteção dos socorristas, equipes de emergência, equipes médicas, voluntários e autoridades governamentais que atuam no combate ao desastre. Encorajou ainda as igrejas guatemaltecas a continuarem orando pela Venezuela, citando o Salmo 46:1-2 : “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.

Mensagens de apoio também vieram de outras partes da América Central. A Federação da Aliança Evangélica da Costa Rica (FAEC) expressou solidariedade ao povo venezuelano e conclamou igrejas, pastores e fiéis de toda a Costa Rica a permanecerem unidos em oração pelas vítimas, famílias afetadas e equipes de emergência.

A federação também afirmou estar preparada para apoiar futuros esforços de ajuda humanitária e que manterá contato com suas igrejas-membro para coordenar a assistência conforme surgirem novas oportunidades.

A Associação Teológica Latino-Americana (FTL Continental) também expressou solidariedade aos afetados e encorajou igrejas, organizações e indivíduos a transformarem a compaixão em ação, fornecendo apoio financeiro, suprimentos de socorro e assistência humanitária às comunidades atingidas. A associação também fez um apelo aos governos e organizações internacionais para que respondam de forma rápida e responsável à magnitude do desastre.

Enquanto as alianças evangélicas fortaleciam as iniciativas de oração e o apoio pastoral, grandes esforços de ajuda humanitária também começaram a tomar forma no terreno.

A Samaritan’s Purse, organização cristã internacional de ajuda humanitária liderada por Franklin Graham, anunciou o envio de equipes para responder à emergência na Venezuela. A organização está fornecendo assistência médica, acesso à água potável e outras formas de ajuda humanitária às comunidades afetadas.

Graham exortou os cristãos de todo o mundo a orarem pelas operações de resgate, pelos socorristas, pelos feridos e pelas famílias que sofrem a perda de entes queridos. A Samaritan’s Purse afirmou que sua missão é atender às necessidades físicas dos sobreviventes de desastres, compartilhando a esperança em Jesus Cristo.

Folha Gospel com informações de Christian Daily

Comentários