O prédio da Igreja Batista Vietnamita foi totalmente destruído depois que foi queimado durante os distúrbios na Filadélfia. (Foto: Reprodução / Philip Pham)
O prédio da Igreja Batista Vietnamita foi totalmente destruído depois que foi queimado durante os distúrbios na Filadélfia. (Foto: Reprodução / Philip Pham)

O prédio da Igreja Batista do Vietnã na Filadélfia, nos EUA, foi queimado na terça-feira (27) durante a segunda noite de protestos na cidade após o assassinato policial contra um homem negro na segunda-feira (26). O incêndio está sendo investigado pelo escritório do bombeiro da Filadélfia.

O pastor Philip Pham recebeu uma ligação na terça-feira à noite de um membro da igreja cujo amigo tinha visto as chamas e sete caminhões de bombeiros cercando a igreja.

“Não tenho ideia de por que eles atacaram nossa igreja”, disse Pham. “Eles queimaram do telhado. Eles jogaram produtos químicos inflamáveis ​​no telhado e [chamas] queimaram o telhado” e desceram pelo resto do edifício. Ele disse que a instalação teve “perda total”.

A principal preocupação de Pham eram três discos rígidos. Antes de comprar o prédio em 2005, a Igreja Batista do Vietnã tem servido como uma espécie de centro comunitário todos os dias da semana, fornecendo ajuda com a papelada da imigração, impostos e até aconselhamento matrimonial.

Mais de 15 anos de informações sobre centenas de clientes estão em discos rígidos mantidos na igreja. Pham disse que quando recebeu a ligação sobre o incêndio, ele imediatamente começou a orar para que os discos rígidos fossem poupados.

“Eu orei imediatamente: ‘Deus, por favor, proteja os discos rígidos’”, lembra Pham. “Outras coisas podem ser recuperadas. Mas esses arquivos nunca serão recuperados.”

Quando os bombeiros finalmente o deixaram entrar depois que o incêndio foi extinto, Pham disse que estava surpreso.

“Eu vi os roteadores, modems e coisas ao redor dos discos rígidos queimados, derretidos”, disse ele. “Mas aquele pedaço de disco rígido, nenhum dano. Nenhum dano. Apenas 60 centímetros acima disso, tudo derreteu. (…) É incrível como Deus conhece nossas necessidades e responde nossas orações. Ele é um Deus todo-poderoso. Ele atendeu nossa oração.”

Cultos online

Pham disse que a igreja ainda está se reunindo principalmente online devido às rígidas restrições relacionadas à pandemia na cidade. Na quarta-feira, ele ligou para escolas próximas para encontrar um lugar para hospedar a equipe de liderança da igreja enquanto transmitiam a transmissão ao vivo neste domingo.

“Lembre-se de nós em sua oração em tempos de necessidade como este”, ele pediu ao Southern Baptists. “Os membros da igreja aqui precisam de encorajamento. A maioria de nós tem uma fé muito forte em Cristo, mas uma minoria, alguns novos crentes, precisam de sua fé para crescer. Ore para que sua fé crie raízes profundas no amor de Deus para que possam ser firmes Nele. Não foque no problema, mas foque em Jesus. Por favor, lembre-se de nós em suas orações.”

O presidente e CEO do Comitê Executivo da SBC, Ronnie Floyd, disse que ficou “profundamente triste” ao saber da queima.

“Estamos orando pelo Pastor Pham enquanto ele busca reconstruir e ministrar à comunidade”, disse Floyd. “Devemos orar para que nossas igrejas, apanhadas no meio de uma violência sem sentido, possam ser uma luz para o Evangelho em suas cidades.”

Peter Yanes, diretor executivo de relações asiático-americanas com o Comitê Executivo da SBC, falou com Pham logo após o incêndio e orou ao telefone com os membros da igreja enquanto eles se reuniam nos restos carbonizados de seu prédio.

Yanes disse que foi “compelido a entrar em contato imediatamente e descobrir mais sobre o incidente comovente” depois de ver os vídeos que Pham postou nas redes sociais na terça à noite.

“Você pode sentir a frustração e preocupação sinceras”, disse Yanes sobre a reação dos membros da igreja ao incêndio. “Eu encorajei [Pham] e orei com sua família para que Deus tivesse um propósito maior de que eles se apresentassem à altura com um testemunho de esperança em Cristo Jesus.”

Distúrbios

A turbulência na Filadélfia, provocada pelo tiroteio de Walter Wallace Jr. pela polícia, às vezes viu violência e saques e levou a um confronto entre manifestantes e policiais na sede da polícia na terça à noite, informou a Associated Press. Não se sabe se a Igreja Batista do Vietnã é o único incidente de suposto incêndio criminoso.

De acordo com a AP, a polícia, que foi enviada à casa de Wallace na segunda-feira depois que seu irmão ligou para o 911, disse que Wallace ignorou várias exigências para largar uma faca que estava segurando e que quando avançou em direção aos policiais, eles abriram fogo. A família de Wallace afirma ter feito a chamada de emergência por causa do estado mental dele e solicitou assistência médica e uma ambulância.

A cidade solicitou ajuda da Guarda Nacional para conter a agitação antes das eleições nacionais de terça-feira, informou a AP.

À luz da violência em sua cidade, Pham encorajou os pastores de jovens a enfatizarem aos jovens as palavras de Tiago 1:20: “A ira do homem não produz a justiça de Deus”.

“Você não pode usar sua raiva e ser justificado”, disse ele. “Gostaria de levar esta mensagem a todos os jovens.”

Pham disse que alguns dos membros de sua igreja estão com medo por causa da violência e dos saques, mas ele os incentiva a manter uma perspectiva eterna.

“Tantas coisas que não sabemos, mas Deus sabe, então apenas confiem em Deus”, ele disse que lhes disse. “Apenas faça certo. Não copie [aqueles que praticam violência], mas faça o que a Bíblia diz e o que Ele quer que façamos. Ame-os e ore por eles para que conheçam a Cristo, para que o Espírito Santo os convença e busquem a Deus”.

Fonte: Guia-me com informações de BP News