O principal clérigo do Irã pediu aos países muçulmanos neste sábado que boicotem uma conferência de paz internacional patrocinada pelos Estados Unidos a respeito da criação do Estado palestino no mês que vem.

A oposição a Israel é um dos pilares da crença do Irã, que apoia grupos militantes islâmicos palestinos e libaneses que descartam a paz com o Estado judeu.

“Quando os palestinos consideram essa conferência como enganosa e se recusam a participar, como podem os países muçulmanos participar disso?, disse o aiatolá Ali Khamenei em um sermão transmitido pela mídia estatal.

“Outros países (muçulmanos) também devem considerá-la como uma conferência enganosa.”

Os EUA estão otimistas de que palestinos e israelenses vão acertar um documento conjunto sobre questões difíceis que os separam antes da conferência, marcada para novembro.

Washington tem apoiado a idéia de uma pequena troca territorial entre Israel e um futuro Estado palestino de forma que os árabes sejam compensados pelos blocos de assentamentos judeus que seguiriam sob controle de Israel no caso de qualquer acordo de paz.

Fonte: Reuters

Comentários