O arcebispo de Kirkuk, Líbano, Dom Louis Sako, lançou um pedido urgente, em favor da libertação de Pe. Saad Sirop Hanna, seqüestrado no último dia 15.

Pe. Hanna retornava a casa, depois de ter celebrado a santa missa, na Igreja de São Tiago, em Bagdá, quando o veículo em que viajava, foi interceptado por três homens armados. Quase uma semana após o seqüestro, crescem os receios quanto à sua segurança.

Dom Louis Sako participou de uma transmissão televisiva, na qual pediu a libertação de Pe. Hanna e, posteriormente, numa entrevista à fundação “Ajuda à Igreja que Sofre”, contou que o seqüestro afetou toda a comunidade cristã.

As declarações do arcebispo foram feitas depois que Bento XVI fez um apelo pela libertação de Pe. Hanna. Dom Sako afirmou que os seqüestradores exigiram um resgate de cerca de um milhão de dólares. Nos dias passados eles telefonaram ao patriarca Emmanuel III Delly, da Igreja Caldéia em Bagdá, informando que tinham o sacerdote em seu poder.

O seqüestro de Pe. Hanna ocorreu num momento em que a vida dos cristãos no Iraque vem-se deteriorando rapidamente. Duas semanas atrás, outro sacerdote caldeu de Bagdá _ Pe. Raad Washan, da Igreja Caldéia da Sagrada Família _ foi seqüestrado, tendo sido libertado 48 horas depois.

Fonte: Radio Vaticano

Comentários