LifeWay Christian Resources doou quase 30.0000 cópias da Bíblia em espanhol “Reina Valera” (RVR).
LifeWay Christian Resources doou quase 30.0000 cópias da Bíblia em espanhol “Reina Valera” (RVR).

Em algum lugar de uma prisão venezuelana, Luis*, um presidiário de 26 anos, recentemente recebeu uma nova vida após colocar Sua confiança em Cristo.

A fé recém-descoberta de Luis foi reforçada em grande parte devido a uma nova Bíblia que ele recebeu por meio de uma parceria com a LifeWay e uma organização que foi mobilizada para distribuir cópias da Palavra de Deus por todo o país.

“Como poderia imaginar começar uma nova vida nesta prisão?”, ele escreveu. “Era uma fantasia. Mas quando vim a Cristo e o conheci, Ele deu um novo significado à minha vida. … Obrigado pelos alimentos e remédios que você fornece e por esta Bíblia. Eu me senti amado por Jesus e sei que outros colegas meus aqui na prisão também sentiram o mesmo.”

Em agosto de 2020, a LifeWay Christian Resources doou quase 30.0000 cópias da Bíblia em espanhol “Reina Valera” (RVR) de nove tipos diferentes para distribuição em toda a Venezuela através do parceiro de ministério global.

Algumas incluem letras grandes, referência e “Colormax” – uma versão mais visualmente dinâmica adequada para estudantes.

Superando os desafios

A escassez de combustível e os bloqueios do Covid-19 dificultaram a distribuição. Mesmo assim, centenas de parceiros de ministério foram mobilizados para transportar Bíblias através de 2.200 igrejas em 19 estados venezuelanos entre outubro e dezembro de 2020, principalmente para cidadãos que não possuíam uma Bíblia anteriormente – pessoas como Luis.

“Eu não tinha Bíblia e é um presente que nunca esperei receber”, escreveu Luis. “É algo maravilhoso que irei realmente valorizar. Fico comovido ao ver a mão de Deus operando por meio do seu ministério, que percebo ser o resultado de muito esforço. A atenção que você nos dá aqui na prisão me parece incrível, porque eu sei que Deus é capaz de mudar vidas”.

Luxo

Com um custo de cerca de seis meses de salário, uma Bíblia é um luxo que a maioria dos venezuelanos não pode pagar.

“Uma parte muito importante do nosso trabalho desde o início da LifeWay como uma organização tem servido a igreja onde quer que ela esteja localizada, procurando a melhor maneira de atender às suas necessidades e ajudar com a realidade das comunidades locais”, disse César Custodio, diretor de vendas e marketing da LifeWay na Espanha.

“Ao longo dos anos, atendemos países como a Venezuela por meio de nossos parceiros comerciais. No entanto, esta tem sido uma missão que tem sido complicada pela situação que este belo país tem passado nos últimos anos”, explicou.

Esta missão de colocar Bíblias nas mãos dos venezuelanos começou selecionando parceiros de confiança da igreja local em consulta com o Conselho Evangélico da Venezuela (CEV). Os líderes da Igreja dos estados que receberam a Bíblia compilaram listas de beneficiários divididos em cinco categorias:

  • Membros da igreja que não possuíam uma Bíblia
  • Novos convertidos que não possuíam uma Bíblia
  • Membros idosos da igreja (para as Bíblias em letras grandes)
  • Pastores que não possuíam uma referência ou estudo da Bíblia (para as Bíblias de referência)
  • Jovens de 10 a 18 anos de famílias crentes economicamente vulneráveis ​​ou novos crentes que não possuíam uma Bíblia (para as Bíblias “Colormax”)

Os líderes da igreja local distribuíram as Bíblias aos beneficiários em suas respectivas igrejas usando feiras bíblicas e eventos especiais do “Mês da Bíblia”. Milhares de líderes de igreja que nunca tiveram uma Bíblia de referência, ou cujas Bíblias antigas estavam muito gastas depois de anos de uso, receberam novas para ajudá-los na preparação do sermão e no discipulado pessoal.

Devido a problemas de transporte, alguns adolescentes caminharam quilômetros para receber suas primeiras Bíblias. Nos estados de Zulia e Amazonas, dois grupos indígenas – os Wayuu e os Piaroa – puderam receber Bíblias.

Crise humanitária

Os líderes da Igreja de todos os estados expressaram seu apreço pelas Bíblias, que chegaram no momento em que a crise humanitária se agravou na Venezuela e as taxas de inflação dispararam.

“Podemos ver a atual crise mundial, como a Covid-19 e a forma como ela se expandiu por todo o país da Venezuela, impondo grandes desafios que crescem a cada dia e afetam as igrejas locais”, disse Custodio.

“Oramos para que a Igreja na Venezuela saiba que a LifeWay apoia a grande missão que eles empreendem durante esses tempos difíceis. É com grande alegria que a LifeWay e a equipe de recursos da Espanha ficam sabendo que nosso trabalho em Nashville, Tennessee, pode abençoar a vida do povo venezuelano. Nossos corações e nossas orações estão unidos à igreja na Venezuela”.

Conforme a crise econômica se aprofunda e a pandemia de Covid-19 se espalha no país, essas Bíblias fornecem às igrejas uma ferramenta para alcançar seus vizinhos e amigos com a esperança que só pode ser encontrada em Jesus Cristo – a mesma esperança que sustentará Luis enquanto ele começa seu ministério pessoal em uma prisão venezuelana..

Fonte: Guia-me com informações de Baptist Press