Mostra das Traduções da Bíblia Sagrada será inaugurada no dia 18 de agosto, tema da nova exposição do Museu da Bíblia (MuBi), no Centro de Eventos de Barueri.

O evento acontece quando também tem início o VII Fórum de Ciências Bíblicas, promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) que trata do mesmo tema.

Entre os destaques, está a King James Version, tradução para a língua inglesa que completa 400 anos.

A mostra reunirá versões antigas, clássicas e modernas das Sagradas Escrituras, além de focar a língua portuguesa e traçar um painel dos trabalhos de tradução realizados no Brasil.

Um exemplar da King James Version estará disposto logo no início do trajeto dos visitantes, para contar a história da tradução encomendada pelo Rei Tiago I da Inglaterra – ou King James – e que ainda hoje é utilizada por muitos países de fala inglesa.

Com o intuito de traçar um amplo painel sobre o tema, a mostra está dividida em espaços diferenciados.

O primeiro deles reúne As Traduções Antigas. Aí ganham destaque a Septuaginta – tradução para o grego atribuída aos 70 sábios de Alexandria – e a Vulgata – tradução para o latim feita no século IV por Jerônimo.

Em seguida, são apresentadas As Traduções Clássicas e Modernas, com exemplares de traduções relevantes para o alemão, francês, italiano e espanhol, além do inglês.

Na área sobre A Bíblia na língua portuguesa e no Brasil estão englobadas desde a primeira tradução do Livro Sagrado, realizada pelo português João Ferreira de Almeida (1753), à Nova Tradução na Linguagem de Hoje (2000), desenvolvida pela Comissão de Tradução da SBB.

No mesmo espaço, haverá também um painel com um Mapa das Línguas Indígenas no Brasil, além de exemplares de Bíblias em línguas indígenas editados pela SBB.

Ao final da mostra, os visitantes poderão ainda realizar exercícios de linguística interativos num computador com tela touch

A SBB e o MuBi– Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem a missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, a SBB inaugurou no final de 2003 o Museu da Bíblia, o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade.

O MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.

[b]Fonte: The Christian Post[/b]

Comentários