Jovens adorando a Deus (Foto: Reprodução)
Jovens adorando a Deus (Foto: Reprodução)

Os Gen Zers (os nascidos depois de 1997) vivem sua espiritualidade mais do que os Boomers (os nascidos entre 1946 e 1964) em países onde o secularismo se tornou a norma.

Esta é uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela Ipsos com 19.000 pessoas em 26 países (veja a lista na caixa cinza abaixo) no primeiro semestre de 2023, com foco especial na Europa.

“Em países onde a prática religiosa é alta, os adultos mais velhos tendem a se engajar mais do que os jovens, enquanto em países onde a prática religiosa é baixa, os jovens tendem a ter maior engajamento”, constatou o relatório.

Mais oração e frequência à igreja entre os Gen Zers

Os países europeus onde a maioria das pessoas não ora são a Suécia e a Bélgica (menos de 2 em 10). Em contraste, os países de maioria católica romana, Polônia (52%) e Itália (37%), têm o maior número de pessoas que dizem que oram.

A frequência à igreja entre os países pesquisados ​​na Europa é maior na Itália (23%) e Espanha (18%) e menor na Hungria (11%) e Bélgica (9%).

Mas a diferença de geração entre Boomers e Gen Zers é surpreendente. As pessoas com menos de 26 anos oram mais do que as da geração Boomer na Alemanha (+28%), Suécia (+23%), França (+16%) e Grã-Bretanha (+15%). Esse interesse pela oração entre os jovens na Alemanha já foi detectado em outras pesquisas .

O fator fé entre os jovens fica ainda mais claro quando se trata de frequência à igreja. A diferença entre a Geração Z que vai à igreja e a geração de seus avós é significativa na Suécia (+34%), Alemanha (+28%), Grã-Bretanha (+22%), França (+21%), Bélgica (+ 14%), Hungria (+11%), Holanda (+10%). No sul da Europa, a variação é menor entre os jovens, mas ainda positiva (Itália +3%, Espanha +1%), segundo a pesquisa Ipsos .

Crença em Deus ou poder superior

Quando os adultos dos países europeus pesquisados ​​são questionados sobre sua crença em Deus ou em um poder superior, apenas na Polônia (64%) e na Itália (60%) a maioria diz ser crente.

Hungria, Espanha, Holanda, Alemanha, Suécia, França e Grã-Bretanha, todos têm proporções de crentes em minoria (algo entre 40% e 46%). É mais, segundo a Ipsos , na Alemanha, Bélgica e Suécia, há mais pessoas que acreditam na existência de um poder ou espírito superior indefinido do que no Deus descrito nas Escrituras.

Mas aqui, novamente, os Gen Zers na Europa acreditam em Deus mais do que seus avós. A diferença é de 28% na Suécia, 12% na Alemanha e Hungria, 11% na Grã-Bretanha, 7% na Holanda e 4% na França e Bélgica.

Os países de maioria católica romana, Itália (-17%), Polônia (-10%) e Espanha (-6%), são os únicos em que a Geração Z acredita ainda menos do que as gerações mais velhas.

Fé protestante e evangélica entre os jovens

A pesquisa da Ipsos também comparou as crenças dos Boomers e Gen Zers em relação à sua afiliação religiosa.

Enquanto os Gen Zers se identificam muito menos como protestantes ou evangélicos em países com uma longa tradição protestante como Suécia (-24%), Grã-Bretanha (-19%) e Holanda (-9%), há uma tendência inversa em países como como a Hungria (+9% mais cristãos protestantes ou evangélicos entre os mais jovens), França (+5%), Polónia (+3%) e Espanha (+2%).

Os nascidos depois de 1997 que se identificam como “ateus, agnósticos ou apenas espirituais” aumentaram quando comparados aos Boomers na Itália (+21%), Bélgica e Polônia (12%). Mas a tendência é diferente nos países europeus mais secularizados, onde o número de ateus e agnósticos é menor entre a Geração Z do que na geração de seus avós na Suécia (-18%), Alemanha (-16%) e Hungria e Grã-Bretanha. (ambos -3%).

Quais países foram pesquisados?

11 dos países incluídos na pesquisa “Global Religion 2023” da Ipsos estão na Europa (Itália, Polônia, Turquia, Espanha, Hungria, Suécia, Holanda, Grã-Bretanha, França, Bélgica e Alemanha).

5 países pesquisados ​​estão na Ásia (Índia, Tailândia, Cingapura, Japão, Coréia do Sul), 6 na América Latina (México, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Brasil), 2 na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), 1 na África (África do Sul) e 1 na Oceania (Austrália).

Embora esses países representem até certo ponto as tendências de sua região, as respostas não representam o quadro completo das tendências de fé e religião em todo o mundo.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários