Papa Francisco pensativo
Papa Francisco pensativo

O Papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo brasileiro que é réu por lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e apropriação indébita.

José Ronaldo Ribeiro, o Dom José, é acusado de desviar mais de R$ 2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa, em Goiás. O Vaticano publicou a nota divulgando que o Pontífice havia aceitado a renúncia do governo pastoral da diocese de Formosa.

A Confederação Nacional dos Bispos também divulgou que o pedido de renúncia foi aceito pelo Papa.

Diante do ocorrido, o Vaticano nomeou um administrador apostólico para comandar a diocese: o arcebispo metropolitano de Uberaba, Paulo Mendes Peixoto. Ele já havia sido nomeado interventor, depois que o bispo foi preso em março, na Operação Caifás.

Em março, o juiz da segunda Vara Criminal da cidade aceitou a denúncia contra Dom José e outros dez réus, entre eles padres, envolvidos no desvio do dinheiro doado por fiéis.

Com o dinheiro, eles compraram uma fazenda de gado e uma casa lotérica, além de itens de luxo. Nesta semana ocorreu a primeira audiência de instrução do julgamento dos religiosos.

Fonte: Jovem Pan