Culto pentecostal
Culto pentecostal

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT-MDA), a primeira realizada após a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL), mostrou que os brasileiros confiam mais na Igreja do que nas instituições do governo e na política.

Os Bombeiros , que ocupava a primeira posição desde 2009, ficou na segunda posição nos índices de confiança das instituições.

As Forças Armadas, que ano passado encabeçavam a lista da confiança da população, ficou em terceiro lugar no ranking.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 23 de fevereiro com 2.002 pessoas em 137 municípios. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

A Igreja encabeça a primeira posição no índice de confiança nas instituições, com (34,3%), seguido pelo Corpo de Bombeiros com (19,7%), Forças Armadas (16,0% ), Justiça (9,8%), Polícia (4,1%) Imprensa (3,7%), Governo (2,4%) Congresso Nacional (1,0%) e por último os Partidos políticos (0,2%).

Saúde e educação

A pesquisa CNT/MDA indica discrepância entre as prioridades do governo Bolsonaro e o que os brasileiros consideram desafios do Brasil para a administração federal atual.

Segurança (34,4%), combate à corrupção (29,2%) e “economia” (14,3%), as três prioridades do mandato dos inquilinos do Palácio do Planalto, ficaram em segundo, quarto e sexto lugares, respectivamente.

No topo dos desafios ficou a saúde (42,3%), a educação vem em terceiro (31,6%) e o emprego em quinto, com 23,7%. O combate à pobreza, longe do programa do governo, é o sétimo desafio (13,3%).

Fonte: CNT, Amigo de Cristo e DCI