A Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC) está propondo a introdução de um Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças, a ser lembrado a cada ano em 20 de novembro, data que marca o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Queremos convocar as pessoas de diferentes tradições religiosas, governos, instituições intergovernamentais, ONU, organizações não-governamentais e a sociedade civil para um dia de oração e ação pelas crianças”, diz a coordenadora da GNRC para a América Latina, Mercedes Roman.

O bem-estar das crianças e a sua proteção especial se encontram no cerne de todas as tradições religiosas. As religiões também têm inspirado pessoas para a proteção e cuidado dos mais fracos, oprimidos e mais vulneráveis na sociedade, lembra a Rede, vinculada à Fundação Arigatou, do ramo budista Myochikai, do Japão.

Dentre as atividades sugeridas em cada região e país a GNRC aponta a vacinação de crianças contra doenças infecciosas, a educação das famílias quanto à importância do aleitamento materno, a luta contra a fome e a desnutrição, a luta pelo fornecimento de água potável e saneamento, o registro de certidões de nascimento, campanhas contra intimidação, assédio sexual ou trabalho infantil, a promoção da educação para a paz, o ensino da ética.

“É nossa esperança que os líderes religiosos de cada país e da comunidade trabalhem, num espírito de cooperação inter-religiosa, em estreita colaboração com as organizações locais, nacionais e internacionais reconhecidas que se dedicam à causa da criança”, expressa Mercedes.

No coração de cada tradição religiosa está a idéia de que as crianças representam a esperança da humanidade de que um mundo melhor é possível, agrega. No Brasil, a GNRC propõe, ainda, a introdução de uma Semana de Oração e Ação pelas Crianças, de 15 a 22 de novembro.

Mais informações a respeito podem ser buscadas com Clóvis Boufleur, pelo telefone (041) 2105.0250, em Curitiba.

Fonte: ALC

Comentários