O papa Bento XVI aceitou a renúncia do arcebispo de Olinda e Recife Dom José Cardoso Sobrinho (foto), um ano após o pedido. Sobrinho criou uma polêmica mundial ao excomungar uma menina de 9 anos grávida de gêmeos após um aborto realizado em Recife, em março deste ano.

O médico que realizou o procedimento e a mãe da criança, que permitiu o aborto, também foram excomungados.

Nesta quarta-feira, o Vaticano informou que a renúncia do bispo, pedida em 30 de junho do ano passado, quando completou 75 anos, é estabelecida no Código de Direito Canônico e nada tem a ver com o escândalo. Mesmo o aborto sendo condenado pela Igreja, na ocasião, a decisão do arcebispo foi criticada num artigo do jornal L’Osservatore Romano, editado pelo Vaticano . O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também criticou a posição do arcebispo, dizendo que a ‘medicina está mais correta que a igreja’.

O novo arcebispo de Olinda e Recife será Dom Antonio Fernando Saburido, nomeado pelo papa Bento XVI. Saburido tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Fernando assume a arquidiocese em 16 de agosto, dia em que ele também chega ao Recife. Por enquanto, o bispo continua em Sobral. Em carta a Dom José Cardoso Sobrinho, o novo arcebispo afirma considerar uma ‘graça especial a feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no ano do centenário do carismático Dom Hélder Câmara’. A posse acontecerá na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Geraldão.

Em resposta, Dom José lembrou que Dom Fernando Saburido iniciou a formação sacerdotal na Arquidiocese que agora assume e desejou ao novo arcebispo ‘fidelidade e perseverança’.

– Mais intensa e vibrante deve ser agora a exultação do povo de Deus ao acolhê-lo – escreveu.

Dom José vai para convento em Camocim de São Felix

Após o anúncio da sua substituição na Arquidiocese de Olinda e Recife, feita nesta quarta-feira (1º) pelo papa Bento XVI, Dom José Cardoso Sobrinho informou que deve voltar para um convento da Ordem Carmelita, no município de Camocim de São Felix, Agreste do Estado de Pernambuco, distante 123 quilômetros do Recife. A declaração foi feita em entrevista ao repórter Fábio Mendes, da Rádio Jornal, na manhã de hoje.

Dom José dirigiu a Arquidiocese desde o dia 15 de julho de 1985. Ele substituiu Dom Helder Camara (1909-1999), arcebispo emérito de Olinda e Recife, que tinha assumido a Arquidiocese em 1964. Diferentemente da situação atual, o pedido de renúncia de dom Helder foi aceito de imediato pelo Vaticano.

Fonte: O Globo online e JC online

Comentários