O Vaticano deverá divulgar neste sábado a assinatura do papa Bento 16 para o decreto que aprova as “virtudes heroicas” de João Paulo 2°, seu antecessor. Trata-se de mais um passo no processo de beatificação do polonês Karol Wojtyla, morto em 2005.

A Santa Sé, porém, não confirma o anúncio. O documento, aprovado pelos cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos, já vinha sendo esperado nas últimas semanas.

Trata-se de uma etapa importante no processo de beatificação de João Paulo 2°. Com a assinatura de Bento 16, para que o papa polonês seja considerado santo faltará apenas o reconhecimento oficial da Igreja Católica de um milagre realizado por interseção dele.

João Paulo 2° já reúne outros quesitos essenciais para a beatificação, como o clamor popular, que se difundiu após sua morte. Vários fiéis seguraram cartazes com a frase “Santo subito” (santo imediatamente) nas vigílias no Vaticano durante os funerais do papa polonês. A frase em italiano também foi cantada por milhares de pessoas que acompanharam as cerimônias.

Acredita-se que ele possa ser declarado santo já no segundo semestre de 2010.

Fonte: Folha Online

Comentários