Barack Obama deu início à série de compromissos que marcam o dia de sua posse como novo presidente dos Estados Unidos, nesta terça-feira (20), ao participar de uma cerimônia religiosa na Igreja Episcopal de St. John.

No caminho para o local, Obama abriu a porta do carro para a futura primeira-dama, Michelle, que, conhecida por sua elegância, estava com um vestido e um casaco amarelos. O vice-presidente eleito, Joe Biden, e a esposa dele, Jill, também foram convidados para o culto.

Em seguida, o atual presidente norte-americano, George W. Bush e sua mulher, Laura, promovem uma recepção e um café da manhã na Casa Branca. O evento também terá a presença de membros do Congresso.

No Capitólio, onde será realizada a cerimônia de posse, uma multidão se aglomera à espera do primeiro presidente negro dos EUA. Duas horas antes de o sol nascer e seis horas antes de Obama assumir o cargo, milhares de pessoas já estavam no local, que está iluminado por refletores e decorado de branco, azul e vermelho, as cores da bandeira norte-americana.

O serviço meteorológico dos EUA prevê temperaturas em torno de 0º C, com possibilidade de chuva e até de neve pela tarde. Autoridades da capital do país esperam cerca de dois milhões de pessoas na sucessão presidencial. A segurança no evento será garantida por 45 mil policiais locais, estaduais e federais, além de soldados regulares e da Guarda Nacional.

Obama, de 47 anos, se tornará o 44º presidente dos Estados Unidos por volta do meio-dia (15h de Brasília) quando prestar o juramento de fidelidade à Constituição e substituir George W. Bush.

Fonte: Abril