Criança lendo a Bíblia na escola
Criança lendo a Bíblia na escola

Uma nova tradução da Bíblia para crianças está sendo preparada na Suécia, após mais de 25 anos. Desta vez, o conteúdo bíblico sofrerá alterações para se adequar ao que os tradutores chamam de “diversidade” e “perspectiva de gênero”.

A nova tradução será realizada pelo bispo da Igreja da Suécia, Sören Dalevi, que assumiu o cargo de bispo de Karlstad em 2016.

Dalevi pesquisou a Bíblia para crianças e traduziu os textos bíblicos direto do hebraico e do grego, o que não era feito desde a publicação da Bíblia para Crianças em 1995. As Bíblias para crianças geralmente são traduzidas do inglês.

“O ponto de partida foi fazer uma Bíblia Infantil que não existia na Suécia há muito tempo. Ou seja, um que tem tanto as histórias, os hinos, as orações mais famosas e o estilo de ilustração de livros infantis suecos, que é muito único”, disse Dalevi à emissora SVT.

Marcus-Gunnar Pettersson é membro da Swedish Children’s Book Academy e ilustrou a chamada Best Children Bible (Melhor Bíblia das Crianças).

Muitas Bíblias infantis foram publicadas ao longo dos anos, como a clássica Bíblia das Crianças de Anne de Vries de 1961 ou a Bíblia para crianças de 1995. As Bíblias infantis são parte da longa tradição das igrejas cristãs de ensinar a fé cristã às crianças.

De acordo com Dalevi, a nova tradução também incluirá diversidade entre os vários personagens que ele afirmou terem sido todos retratados como brancos em Bíblias infantis anteriores e que haverá uma chamada “perspectiva de gênero”.

Dalevi disse à SVT que entre as perspectivas de gênero estará a noção de que o homem talvez não veio antes da mulher na história de Gênesis, apesar do Livro de Gênesis, capítulo 2, versículos 21 a 24 ser bastante claro nesse ponto.

A Igreja da Suécia é conhecida como uma das igrejas cristãs liberais mais progressistas da Europa e há muito apoia várias causas, como o movimento LGBT.

A Best Children Bible com 300 páginas contém histórias da Bíblia desde a criação até o nascimento de Jesus.

Fonte: Guia-me com informações de Breitbart