Pastor fundador da Hillsong, Brian Houston
Pastor fundador da Hillsong, Brian Houston

O fundador da Hillsong, Brian Houston, emitiu um pedido de desculpas por se envolver em comportamento inadequado com duas mulheres, resultando em sua renúncia no final do mês passado.

Houston, que fundou a Hillsong Church em 1983, enviou mensagens de texto “inapropriadas” para uma mulher que, na época, era funcionária da Hillsong e, em 2019, passou quase uma hora dentro do quarto de hotel de outra mulher enquanto ele estava embriagado e sob prescrição de medicamentos.

Houston renunciou ao cargo de pastor sênior global da Hillsong em 23 de março, depois que uma investigação sobre as duas queixas do Conselho da Hillsong concluiu que ele havia violado o Código de Conduta Pastoral.

Em um e-mail obtido pela Eternity News, Houston pediu desculpas à sua esposa, Bobbie, e aos membros da Hillsong por sua má conduta.

Houston também reconheceu que não “lidou muito bem” em meio às recentes acusações feitas contra ele por supostamente ocultar os crimes de abuso sexual de seu pai, observando que ele recorreu ao álcool para lidar com a turbulência.

“Ao longo de muitos anos de pressão constante, oposição, desafios e ataques acompanhados por minha turbulência pessoal sobre a maldade de meu pai, muitas pessoas perguntaram – “Como você continua a se levantar, lidar e seguir em frente?” E agora sabemos que não lidei muito bem com isso. Admito abertamente que o álcool não tem sido um amigo e estou determinado a relegá-lo ao meu passado.

No entanto, Houston afirmou que “Deus ainda não terminou comigo” e afirmou que “não tem intenção de se aposentar”.

“Como Bobbie diria, ‘os capítulos finais de nossas vidas ainda não foram escritos'”, acrescentou.

“Obrigado pela imensa honra de pastorear a Igreja Hillsong nos últimos 39 anos. Que jornada”, concluiu Houston. “Que memórias e alegrias maravilhosas. Que testemunhos e histórias poderosos da transformação e graça de Cristo. Ainda acredito que “o melhor ainda está por vir”… e nossa oração por sua saúde, bem-estar e a perfeita Vontade de Deus em sua vida continua.”

Após a renúncia de Houston e em meio aos crescentes escândalos dentro da megaigreja global, vários pastores da Hillsong recentemente deixaram seus cargos.

Leia a íntegra do e-mail de Brian Houston abaixo:

Querida Igreja,

Deixe-me começar com as palavras que eu mais quero e preciso dizer – eu sinto muito.

Para aqueles impactados diretamente por minhas ações, sinto muito pela dor que causei a vocês.

À minha família maravilhosa, clemente e graciosa, que amo mais do que tudo, odeio magoá-los. Bobbie, aos meus olhos você é a pessoa mais parecida com Cristo, bonita, leal e fiel viva hoje. Me esmaga ver seu coração se partindo enquanto navegamos nesta temporada, deixando de lado tanto que é precioso para você. Eu amo minha família e me dói profundamente vê-los navegando nestas águas.

E, claro, para cada pessoa maravilhosa que chamou de lar a Igreja Hillsong, eu os decepcionei tanto e as desculpas nunca serão suficientes para expressar minha tristeza. Por mais vazio que possa parecer, acredito que sou a pessoa e o pastor que você acreditou que eu fosse. Imperfeito e falho, mas genuinamente apaixonado por Deus, pelas pessoas, pelo chamado e pela vida. Estou determinado que meus erros não vão me definir.

Não foi assim que imaginei que terminaria. Eu acredito que o futuro ainda é brilhante para a Igreja Hillsong, enquanto você permanece unido a Jesus, Seu Espírito Santo, Sua Palavra. Dias melhores virão à medida que você continuar a se inclinar para o Seu Reino na terra. 

E, claro, em primeiro lugar, ao meu Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Sou muito grato por Sua incrível graça e perdão. Obrigado porque quando “confessamos nossos pecados, você é fiel e justo para perdoá-los”. (1 João 1:9)

Obrigado Pai que “Sua misericórdia triunfa sobre o julgamento”. (Tiago 2:13.)

Ao longo de muitos anos de pressão constante, oposição, desafios e ataques, acompanhados por minha turbulência pessoal sobre o mal de meu pai, muitas pessoas perguntaram – “Como você continua a se levantar, lidar e seguir em frente?” E agora sabemos a resposta. Eu não tenho lidado muito bem. Admito abertamente que o álcool não tem sido um amigo e estou determinado a relegá-lo ao meu passado.  

Tenha certeza, eu aceito total responsabilidade por minhas ações e não tenho ninguém para culpar além de mim mesmo pela posição em que me encontro. 

Pode levar algum tempo até que vejamos a luz no fim deste túnel, mas sei que Deus ainda não terminou conosco. E o que agora você pode perguntar? Estamos vivendo dia a dia agora. Bobbie e eu estamos unidos e estamos acreditando juntos que este ano será um ano de descanso e restauração para nossas almas, enquanto continuo me preparando para lutar por minha inocência nos processos legais à minha frente.

Ainda tenho uma esperança brilhante para o futuro e sei que Deus ainda não terminou comigo. Não temos intenção de nos aposentar. Como diria Bobbie, “os capítulos finais de nossas vidas ainda não foram escritos”.  

Somos gratos também aos muitos ao redor do mundo, que nos estenderam a mão, estendendo bondade e graça nesta temporada.

Obrigado pela imensa honra de pastorear a Igreja Hillsong nos últimos 39 anos. Que viagem. Que lembranças e alegrias maravilhosas. Que testemunhos e histórias poderosos da transformação e graça de Cristo. Eu ainda acredito que “o melhor ainda está por vir”… e nossa oração por sua saúde, bem-estar e a perfeita Vontade de Deus em sua vida continua.    

Muito amor,

Brian Houston

Folha Gospel com informações de Christian Headlines e Eternity News

Comentários