Hillsong Church
Hillsong Church

A Hillsong anunciou uma revisão independente de suas estruturas financeiras depois que o parlamentar independente australiano Andrew Wilkie acusou a igreja de fraude, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Wilkie disse ao Parlamento australiano que as doações da igreja eram usadas “para fazer o tipo de compras que envergonharia um Kardashian”.

O deputado usou o privilégio parlamentar para tornar públicas milhares de páginas de registros financeiros fornecidos por um denunciante não identificado.

Ele acusou a igreja de ganhar $ 80 milhões de dólares a mais do que declara a cada ano, usando honorários para esconder renda e “tratando jatos particulares como Ubers”.

Ele alegou que a igreja financiou um “retiro de luxo de três dias em Cancun, México” no valor de $ 150.000, voos em jatos particulares para o ex-pastor sênior Brian Houston e vários voos em classe executiva para o novo pastor sênior Phil Dooley.

Outras despesas supostamente incluem milhares de dólares em malas e joias de grife para os líderes da Hillsong, bem como US$ 16.000 em skates personalizados.

Wilkie alegou ainda que o ex-pastor da Hillsong NYC, Carl Lentz, recebeu “dezenas de milhares de dólares” para financiar uma “sala verde de celebridades para cobrir o bufê e o custo de presentes para celebridades visitantes”.

“No ano passado, um denunciante me forneceu registros financeiros e documentos do conselho que mostram que a Hillsong está infringindo várias leis na Austrália e em todo o mundo relacionadas a fraude, lavagem de dinheiro e evasão fiscal”, disse ele.

“Os seguidores de Hillsong acreditam que o dinheiro que colocam na caixa dos pobres vai para os pobres, mas esses documentos mostram como esse dinheiro é realmente usado para fazer o tipo de compra que envergonharia um Kardashian”.

Em resposta, Houston chamou as alegações de “fora de contexto, enganosas ou falsas”.

As revelações levaram a Comissão Australiana de Caridades e Sem Fins Lucrativos (ACNA) a anunciar que está iniciando uma investigação sobre as alegações.

Dirigindo-se ao culto da Hillsong em Sydney no domingo, Dooley disse que a igreja encomendou uma avaliação terceirizada de sua estrutura e processos financeiros e está “examinando todas as despesas para garantir que está indo para empreendimentos ministeriais focados na missão”.

As mudanças, disse ele, também incluem uma nova política de presentes e honorários.

“[Mudar] significa fazer as coisas de maneira diferente… reconhecendo nossos erros e encontrando maneiras de fazer melhor”, disse ele.

“Em qualquer organização, a forma como as decisões financeiras são tomadas é baseada em uma certa estrutura e cultura.

“Nossa estrutura e cultura estão mudando e precisam mudar mais para garantir que tenhamos um nível mais alto de responsabilidade, e eu saúdo isso.

“Se estivermos fazendo as coisas de maneira excessiva ou desalinhadas com nossa missão, essas coisas vão parar.”

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários