Em 2009 serão comemorados os 500 anos de nascimento de João Calvino. Os preparativos das festividades constam na pauta da consulta internacional reformada reunida em Genebra, dias 15 a 19 de abril, marcando o ponto de partida das preparações para o aniversário do reformador.

Os convites foram publicados pelo Centro Reformado Internacional João Knox, a Federação de Igrejas Protestantes Suíças, a Aliança Reformada Mundial (WARC, a sigla em inglês) e a Faculdade de Teologia da Universidade de Genebra. Mais de 50 representantes de igrejas reformadas de 17 países participam da consulta.

João Calvino nasceu em Noyon, no norte da França, em 1509. Com as perseguições aos protestantes na França, ele fugiu para Genebra, em 1536, onde faleceu em 1564. Ele foi um dos reformadores mais importantes da igreja. As denominações reformadas do mundo celebrarão o 500 aniversário com encontros e reflexões que serão testemunhos da atualidade da teologia de Calvino e da sua importância para as igrejas.

A consulta de Genebra refere-se principalmente ao contexto mais amplo do ensinamento de Calvino. A reputação do reformador como o pai da modernidade, sua compreensão da igreja, sua interpretação da Bíblia e suas declarações sobre ética serão algumas das temáticas discutidas no encontro.

A WARC reúne 75 milhões de reformados em 216 igrejas de 107 países. O secretário geral é o Dr. Setri Nyomi, da Igreja Presbiteriana Evangélica de Gana. A secretaria da WARC fica em Genebra, na Suíça.

Fonte: ALC