Cristãos em uma igreja na Indonésia
Cristãos em uma igreja na Indonésia

O número de cristãos na Indonésia, um país predominantemente muçulmano, aumentou 1%, de acordo com uma nova pesquisa .

Segundo dados da Direção Geral do Departamento de População e Registro Civil do Ministério de Assuntos Internos e Assuntos Cristãos Internacionais, a Indonésia agora tem 20,4 milhões de protestantes e 8,42 milhões de católicos.

No total, os dois grupos representam quase 11% da população total de cerca de 272 milhões.

O censo de 2010 mostrou que 9,87% da população era cristã naquela época.

Em comparação, a população muçulmana na Indonésia é de 236 milhões.

A Constituição da Índia é baseada na doutrina Pancasila, que afirma as cinco crenças básicas em um Deus, justiça social, humanidade, unidade e democracia.

No entanto, de acordo com o The Christian Post, existem alguns grupos no país que se opõem a Pancasila e as igrejas às vezes enfrentam oposição de grupos que tentam obstruir a construção de casas de culto não muçulmanas.

Mais de 1.000 igrejas no arquipélago foram forçadas a fechar devido à pressão de grupos opostos.

O culto de Páscoa deste ano na Indonésia foi protegido por forte segurança depois que houve um atentado suicida do lado de fora de uma igreja pouco antes da Páscoa. O casal relatou ligações com uma rede terrorista, Jamaah Ansharut Daulah, e prometeu lealdade ao Estado Islâmico.

A rede terrorista JAD também foi acusada de ataques coordenados a três outras igrejas em maio de 2018. Pelo menos 13 pessoas morreram nos ataques na Igreja Católica Imaculada Santa Maria, na Igreja Cristã da Indonésia e na Igreja Central de Pentecostes de Surabaya.

Em todo o mundo, a Indonésia é o país com a maior população muçulmana. O Paquistão está em segundo lugar na lista.

Ainda de acordo com o Pew Research Center, de 1951 a 2011, o número de hindus no país cresceu para 966 milhões, muçulmanos para 172 milhões, cristãos para 28 milhões, sikhs para 20,8 milhões, budistas para 8,4 milhões e jainistas para 4,5 milhões.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines