Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos
Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro (PSL), afirmando que “menino veste azul e menina veste rosa”. Aplaudida por apoiadores, ela diz ainda que o País vive uma “nova era”.

Nas imagens, ela é vista gritando: “Atenção, atenção: é uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa.”

O vídeo acabou se espalhando e teve a reação de famosos que rebateram a fala da ministra Damares Alves.

Bruno Gagliasso, através do seu stories, no Instagram, falou: “Meninos de rosa e meninas de azul. Alguém explica para ela que cor NÃO tem gênero?”.

Luciano Huck, vestindo rosa, e Angélica, vestindo azul, compartilharam uma foto com um questionamento: “Rosa ou azul? Tanto faz.”

Visualizar esta foto no Instagram.

Rosa ou azul? 🤔 Tanto faz.

Uma publicação compartilhada por Luciano Huck (@lucianohuck) em

Fernanda Paes Leme também se manisfestou: “Meninos e meninas se vestem como querem”. Tatá Werneck, Alice Wegmann e até Paolla Carosella, jurada do MasterChef Brasil, também falaram sobre o assunto.

Reação da ministra

Damares reagiu à publicação do vídeo e disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a “ideologia de gênero”, referindo-se à sexualidade das crianças. “Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores.”

O vídeo, segundo a assessoria de comunicação de Damares Alves, foi gravado logo após o fim de seu discurso de posse, realizado nessa quarta-feira, 2, em Brasília (DF). Damares recebia um grupo de apoiadores em uma sala no ministério. Ela pede atenção do grupo que a acompanha e diz a frase. Após aplausos e gritos de apoio, a ministra repete: “Atenção, atenção. É uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa”.

Veja o vídeo:

Fonte: NE10 e Social 1