Fake News (notícia falsa)
Fake News (notícia falsa)

A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro decretou o Dia Nacional do Evangelho é falsa.

A informação passou a circular pelas redes sociais e pelos aplicativos de mensagem e aponta que a data escolhida foi o dia 31 de outubro, Dia das Bruxas norte-americano ou Dia de Halloween.

A Lei 13.246/2016, que instituiu o dia 31 de outubro de cada ano como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho, atribuída ao presidente Jair Bolsonaro, foi na verdade, sancionada pela então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, no dia 12 de janeiro de 2016.

O texto da lei possui apenas 3 artigos. No primeiro, institui o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho , no segundo, diz que no dia 31 de outubro dar-se-á ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs, e no terceiro parágrafo, diz apenas que a Lei entra em vigor na data de sua publicação.

O texto provém de um projeto do então deputado federal Neucimar Fraga (PL-ES).

Naquele ano, a data não foi escolhida para se tornar uma oposição ao Halloween norte-americano. O ex-deputado revelou que a intenção foi defender a promoção da paz e da justiça.

“Na atual situação do mundo vivenciamos uma violência generalizada contra a sociedade e uma diversificação de costumes que destroem a instituição mais sagrada que é a família. Esta situação preocupante ganha um novo conteúdo e uma nova urgência”, afirmou.

Um dos textos que circulam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem com a falsa notícia é o que segue abaixo:

N O T I C I A M A R A V I L H O S A !!!!
Bolsonaro aprovou essa lei vamos divulgar
Deus é fiel e se agradou de nós! Aleluia
Glória a Deus!!! Dia 31 de outubro não é mais dia das bruxas no Brasil!
É o dia de proclamar que Jesus Vive e está voltando! É o dia do Evangelho!!!!
Você precisa propagar isso! ,Precisa comemorar
Se mobilize! Vamos escrever uma nova historia em nossa Naçao!
Levo ao conhecimento de todos que foi publicado no Diário Oficial da União no dia o dia 31/10 como o Dia Nacional do Evangelho. Lei 13.246 do Diário Oficial da União.
Vale a pena orar pela Nação
Gloria a Deus!!!!!!!!!!!

Fonte: Pleno News, Site do Planalto