O papa Bento XVI se reuniu ontem com o arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja Anglicana, Rowan Williams, para quem reiterou o compromisso da Igreja Católica de lutar pela unidade dos cristãos.

Bento XV, que foi recebido na sede do arcebispado anglicano por Rowan Williams, com quem já se reuniu no Vaticano em duas ocasiões, reconheceu as dificuldades do caminho ecumênico, mas ressaltou a importância do ecumenismo para promover a paz “em um mundo que corre o risco de se fragmentar”.

O Pontífice lembrou o encontro em 1982 que o arcebispo Robert Runcie e o então papa João Paulo II mantiveram na catedral de Canterbury durante a visita deste.

Segundo Bento XVI, da mesma forma que naquela ocasião rezaram juntos pela unidade dos cristãos, “também hoje continuamos a rezar por esse dom”.

O papa ressaltou a amizade que surgiu entre os dois líderes religiosos após as reuniões mantidas e o progresso no caminho ecumênico, no diálogo entre anglicanos e católicos a partir do encontro em 1960 entre João XXIII e o arcebispo Geoffrey Fisher.

[b]Fonte: EFE[/b]

Comentários