Anel em ouro com a figura do Bom Pastor. (Foto: Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel)
Anel em ouro com a figura do Bom Pastor. (Foto: Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Um anel de ouro com que leva a inscrição “Bom Pastor”, uma das expressões para se referir a Jesus nos Evangelhos, foi encontrado em Cesareia por uma equipe de mergulhadores da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Em um anúncio nesta quarta-feira (22), a Autoridade de Antiguidades de Israel informou que seus mergulhadores encontraram um verdadeiro tesouro subaquático, com centenas de moedas e jóias.

Foram encontrados também dois navios antigos que datam dos séculos 3 e 14 d.C. que naufragaram no mesmo local, a poucos metros da costa — com mais de 1.000 anos de diferença.

Mas o achado mais extraordinário foi o anel de ouro. Com espessura grossa e formato de octógono, o anel contém uma pedra verde com a figura de um jovem pastor envolto em uma túnica, carregando um cordeiro nos ombros.

O “Bom Pastor” é uma das expressões para se referir a Jesus nos Evangelhos. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”, diz João 10:11.

“Sabemos que imagens semelhantes foram encontradas nas catacumbas cristãs de Roma”, disse Helena Sokolov, curadora do Departamento de Moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Cristãos em Cesareia

Estabelecida pela primeira vez no quarto século a.C., Cesareia foi escolhida por Herodes para construir uma cidade portuária. A cidade foi um centro importante durante os períodos romano e bizantino.

Cesareia era também o lar de uma importante comunidade cristã primitiva e é mencionada várias vezes no Novo Testamento. Foi em Cesareia que o centurião romano Cornélio foi batizado pelo apóstolo Pedro, segundo o livro de Atos.

“Esta foi a primeira vez que um não-judeu foi aceito na comunidade cristã”, explica Sharvit. “A partir daqui, a religião cristã começou a ser disseminada em todo o mundo.”

Fonte: Guia-me com informações de Jerusalém Post


Comentários