Moradores da cidade de Forquilhinha (a 220 km de Florianópolis) estão surpresos, após a prisão preventiva do frei Paulo Back, suspeito de pedofilia.
Segundo a PoIícia Civil, as investigações começaram há mais de duas semanas, devido a uma denúncia feita por um adolescente ao Ministério Público de Santa Catarina.
A suspeita é de que casos possam ter ocorrido há mais de 20 anos, de acordo com a polícia, após depoimentos de pessoas que relataram ter sido vítimas. Alguns crimes teriam acontecido dentro da própria igreja.
A prisão determinada pela Justiça, a pedido do Ministério Público, aconteceu no fim da tarde da última sexta-feira (6). O caso corre em segredo de Justiça. A intenção é concluir o inquérito policial em 10 dias.
Ainda de acordo com as investigações, não houve relação sexual de fato, mas o frei foi denunciado por crime de estupro de vulnerável. Ele segue no Presídio Santa Augusta, em Criciúma.
[b]O padre
[/b]
Ordenado padre há 44 anos, Back, 69, é pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Além de celebrar casamentos e batizados, ele possuía um programa de rádio, com mensagens religiosas.
Em homenagem ao frei, que pertence a uma fraternidade fransciscana, foi criada até uma comunidade no Orkut em 2010, que conta atualmente com 88 membros.
Forquilinha, no sul de Santa Catarina, tem pouco mais de 22 mil habitantes. Na cidade, em 1910, nasceu Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo.
A irmã de Dom Evaristo, Zilda Arns, foi a fundadora da Pastoral da Criança, indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Ela morreu em missão, vítima do terremoto no Haiti em 2010.
[b]Fonte: UOL[/b]