Durante quase uma hora e meia (entre 19h15min e 20h40min), o Salão de Atos da UFRGS podia ser confundido com uma das folclóricas igrejas evangélicas dos subúrbios de Nova York. Um dos corais mais famosos do mundo, o Harlem Gospel Choir emocionou os portoalegrenses na noite deste domingo.

Em apresentação única na Capital, o grupo cantou 13 músicas. Acompanhado por apenas dois instrumentistas — um baterista e um tecladista, que fazia também o baixo em um dos teclados —, nove cantores fizeram uma apresentação digna dos grandes representantes da música negra americana. Além do tradicional soul, com toques de jazz, blues e rock, teve espaço até para um reggae, no bis.

O espetáculo impressiona não somente pelas performances vocais incríveis, mas também pela presença de palco e pelo carisma contagiante de todos os integrantes. Além de cantar, eles dançam, pulam e brincam no palco. A interação com o público, que ocupou quase todo o auditório, foi constante durante todo o evento.

Um dos momentos mais emocionantes ocorreu em uma música lenta, quando todos os cantores desceram do palco e cada um foi de encontro a uma pessoa da plateia, cantando um trecho da canção ali mesmo, sem microfone, de mãos dadas com o espectador. Em outra oportunidade, eles convidaram todas as pessoas que quisessem subir no palco e dançar junto com o grupo.

— Estou me sentindo em uma igreja de Nova York. Lá nós gostamos de dançar e festejar — disse uma das cantoras, para delírio do público.

Quando as músicas mais famosas eram anunciadas, o Salão de Atos quase vinha abaixo. Foi assim nas clássicas, como Amazing Grace — cantada em duas versões, uma tradicional e outra “moderna” —, When All The Saints Go Marching In e Happy Day, esta última anunciada por uma moça da plateia que havia sido chamada ao palco para ganhar um CD do grupo.

Foi a segunda vez que Porto Alegre recebeu o coral, originário do Harlem, bairro conhecido como grande centro cultural dos negros americanos. A outra vez que o grupo veio à Capital foi em 2002.

A apresentação deste domingo foi uma das últimas desta turnê. O show já passou por Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), Forianópolis (SC) e Pelotas (RS), que recebeu o espetáculo no sábado. O Harlem Gospel Choir canta ainda nesta semana em Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e encerra o giro pela América do Sul com outra visita ao Canecão, no Rio de Janeiro.

Fonte: Zero Hora