A bispa presidente da Igreja Episcopal Anglicana dos Estados Unidos, Katharine Jefferts Schori (foto), desligou, na sexta-feira, 11 de janeiro, o bispo da Diocese de São Joaquim, John-David Schofield, do exercício e do ministério ordenado da igreja.

Jefferts Schori baseou a exclusão do colega no resultado da Comissão de Revisão, ao concluir que Schofield abandonou a comunhão da Ecusa e de ter renunciado abertamente a doutrina, disciplina e culto da igreja.

Schofield incentivou a convenção da Diocese de São Joaquim, reunida no dia 8 de dezembro, a votar pela separação da Ecusa e filiação à Igreja Anglicana do Cone Sul da América. Antes da convenção, informa a reverenda Mary Frances Schjonberg, correspondente da revista Episcopal Life Media, a bispa presidente da igreja estadunidense advertiu o colega a respeito das conseqüências do que estava propondo.

A presidente da Ecusa nomeou o cônego Robert Moore como pastor interino da Diocese de São Joaquim. No sábado, 26 de janeiro, a presidente da Câmara dos Deputados da igreja estadunidense, Bonnie Anderson, vai se reunir com pessoas da diocese que não concordam com a desvinculação organizada por Schofield e que pretendem continuar na Ecusa, com vistas à reconstrução da diocese.

O bispo dissidente tem dois meses para retratar-se ou renunciar às ordens ministeriais da igreja norte-americana. A Câmara dos Bispos da Ecusa, que vai se reunir de 7 a 13 de fevereiro em Camp Allen, nas proximidades de Houston, Texas, examinará e votará o parecer da Comissão de Revisão.

A Comissão de Revisão concluiu que também o bispo da Diocese de Pittsburgh, Robert Duncan, afastou-se da doutrina e disciplina da Ecusa. A bispa presidente encaminhou pedido aos três bispos diocesanos com mais tempo de ordenação, como estabelece os regulamentos, de autorização para inibir o exercício ministerial de Duncan. Essa autorização foi concedida para o caso do bispo Schofield, mas não para Duncan.

“Poucos bispos têm sido tão leais como eu à doutrina, disciplina e culto da Igreja Episcopal. Eu não abandonei a comunhão dessa igreja. Continuarei servindo-a e ministrando como bispo da Diocese Episcopal de Pittsburgh”, declarou Duncan, depois de ser informado sobre a decisão do Comitê de Revisão.

O bispo da diocese de Fort Worth, Jack Iker, apoiou Duncan e disse, num comunicado, que lhe parece “trágico e profundamente inquietante que a bispa presidente tentara empreender um procedimento canônico contra o bispo de Pittsburgh antes que a convenção diocesana tomasse uma decisão final sobre sua separação da Igreja Episcopal”.

Fonte: ALC

Comentários