No mês de julho, período de férias escolares, o número de acidentes aumenta e, com as viagens, a colaboração de doadores de sangue diminui, ocasionando um desfalque no estoque dos Hemocentros do estado São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em parceria com o corpo de bombeiros da cidade de São Paulo, está promovendo uma campanha de doação de sangue, que conta com a adesão dos pastores e membros da instituição.

A primeira coleta deste ano foi realizada na sede da igreja de Santo Amaro, dia 24 de julho (quinta-feira), e foi possível coletar 120 bolsas de sangue, sendo que, outras 50 pessoas foram encaminhadas para a Santa Casa de São Paulo e Hospital São Camilo, pois, o local reservado não comportou o grande número de voluntários.

O representante do corpo de bombeiros, major Jovelino Barbosa, acompanhou a ação e falou sobre a doação: “A parceria que fazemos com várias entidades tem evoluído; ano passado coletamos 13.370 bolsas de sangue, número mais que suficiente para abastecer o estado de São Paulo e a outros do nordeste”, diz Barbosa.

O presidente das relações institucionais da IURD, Jerônimo Alves, também esteve presente no local e aproveitou para anunciar a próxima colaboração dos fiéis da igreja: “Esse é um ato periódico da IURD, que se estende por todo país e, inclusive, no exterior. Dia 29 de julho estaremos em mais uma ação solidária na nossa igreja do Brás”, afirmou.

A aposentada Maria Madalena de Oliveira é membro da igreja há mais de dez anos e como uma doadora habitual não quis ficar de fora dessa campanha: “Cada vez que eu faço uma doação eu sinto-me muito bem; se todos pudessem fazer o mesmo seria ótimo”, afirma Maria, enquanto se alimenta do lanche e suco entregues pela equipe do Hemocentro para todos os doadores.

O Hemocentro de São Paulo é responsável pelo abastecimento de sangue de 15 hospitais dentro do Estado. De acordo com a coordenadora de equipe e capitação do Hemocentro, Lílian Razaboni, o ideal seria que essa iniciativa se estendesse não somente para o mês de julho, mas para o ano todo: “O índice de pessoas com sangue reprovado foi pequeno, com sintomas de gripe e resfriado. O volume de pessoas é espetacular e mesmo que não seja possível vir aqui na igreja fazer a coleta, podemos fazê-la nos hospitais e centros, periodicamente”, disse Lílian, animada com o número de participantes.

A próxima campanha de doação de sangue acontecerá no dia 29 de julho (terça-feira), na sede da IURD do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. A partir das 07h30 da manhã a equipe do Hemocentro estará de plantão no local, com todo suporte para proporcionar ao doador o conforto necessário.

Fonte: Portal Fator Brasil