Um desfile popular realizado nas ruas da cidade marroquina de Salguei celebrou nesta segunda-feira o aniversário do nascimento do profeta Maomé, que nasceu por volta do ano 570 na atual Arábia Saudita e morreu no ano 632.

O evento começou logo após a oração da tarde e reuniu músicos e artesãos locais, que entoaram cantos religiosos, enquanto os vizinhos e as autoridades locais assistiam.

Segundo um dos organizadores do evento, Abdelmajid Elhasuni, esta é uma festa na qual todas as camadas da população são representadas. “Todos estão motivados pela obrigação de amar o profeta, obedecê-lo e sentir orgulho dele e de pertencer a nação muçulmana”, disse.

Comemorado em vários países islâmicos, o aniversário de Maomé é considerado pelos fiéis uma ocasião para que os muçulmanos retomem os laços com a sua história, sua cultura ancestral e sua identidade comum. “Esta festa é única, mas não só porque se comemora uma vez por ano, mas pela música, alegria e até pela presença das velas, explica Nadia El Baz”.

Segundo informação divulgada entre os presentes, “falta iluminar as grandes celebrações da mesma maneira em que se acendem as velas, para não deixar que os aniversários memoráveis se diluam quando cai a noite”.

Fonte: EFE

Comentários