Em mensagem motivada pelo Natal, o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Walter Altmann, propôs que no dia em que se comemora o nascimento de Cristo as festividades não contemplem somente a entrega de presentes, mas também a reflexão sobre o sentido desta data especial.

“Proponho que neste Natal tomemos algum tempo, antes de distribuir os presentes, na roda de família, em torno da árvore ou do presépio, para conversar sobre o sentido do Natal e fazer uma oração”, sublinhou Altmann.

A mensagem do pastor presidente lembra que mesmo tendo nascido despojado, relegado a uma estrebaria, Jesus “era, e ainda é, o centro do mundo”, proclamando o amor de Deus ao próximo e orientando toda a humanidade na busca pelo perdão, a reconciliação, a paz e a justiça. “Ainda que morto na cruz, aquele Menino vive, pois Jesus ressuscitou”, disse.

Ao recordar viagem que realizou a Belém, o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Samuel Kobia, disse que diante do muro que separa a Palestina de Israel, “olhando para os céus abertos sobre um mundo dividido”, ele refletiu a respeito da magnitude do canto dos anjos neste período de Natal: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.

Kobia destacou, na mensagem natalina, a importância da Convocação Ecumênica Internacional pela Paz, organizada pelo CMI e agendada para 2011 sob o lema “Glória a Deus e Paz na Terra”. “Cremos que, como no canto dos anjos, estes dois sentimentos representam a harmonia espiritual”, assinalou.

O secretário-geral do CMI manifestou que o serviço de Cristo compromete a todos na busca por uma espiritualidade de resistência, enfrentando a espiral de violência que ameaça o planeta. Na perspectiva de Kobia, a revelação da glória de Deus guia as ações dos homens na busca pelo estabelecimento de “comunidades de plenitude, justiça e paz”.

Para a bispa presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (Ecusa), Katharine Jefferts Schori, um dos principais méritos das celebrações natalinas está focado na ênfase às crianças e aos mais necessitados.

Na mensagem intitulada “olhos para ver e descobrir”, Schori enalteceu a importância da sociedade mirar a situação dos mais pobres, indefesos e marginalizados. “O grande marco da reflexão bíblica e teológica está relacionado com a descoberta de que Deus se preocupa com todos aqueles que não têm quem os ajude”, destacou.

Como desafio para 2008, a bispa convocou a todos aqueles que, na época do Natal, expressam olhares fraternos em relação ao próximo, a fazer com que esta “visão” natalina transforme a forma como tratam os irmãos também durante o resto do ano e em todos os anos vindouros.

Fonte: ALC

Comentários