Mais de 30 tornados atingiram seis estados dos EUA na sexta-feira (10). (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse).
Mais de 30 tornados atingiram seis estados dos EUA na sexta-feira (10). (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse).

Mais de 30 tornados atingiram o sudoeste dos Estados Unidos na sexta-feira (10), deixando um cenário de destruição e centenas de mortos. Considerado um dos piores desastres deste tipo de fenômeno meteorológico, seis estados foram devastados pelas tempestades: Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississippi e Tennessee.

A Samaritan’s Purse, a organização humanitária de Franklin Graham, enviou equipes de ajuda com equipamento e suprimento para os locais atingidos.

“Já enviamos uma Unidade de Resposta a Desastres — um reboque de trator carregado com equipamentos e suprimentos — para Arkansas e outra será enviada para Kentucky no domingo. Alguns de nossos funcionários já estão trabalhando em ambos os estados”, disse a ONG cristã em comunicado no sábado (11).

O estado mais afetado foi Kentucky, que declarou estado de emergência, registrando pelo menos 80 mortos. Na cidade de Mayfield, funcionários de uma fábrica de velas ficaram presos após a passagem dos tornados. O prédio da fábrica foi reduzido a uma montanha de ferros distorcidos e até o domingo (12), 40 dos 110 trabalhadores foram resgatados.

“Há pelo menos quatro metros de metal com carros em cima, barris de produtos químicos corrosivos que estão lá. Será um milagre se mais alguém for encontrado vivo nele”, declarou Besher, o governador de Kentucky.

Em Arkansas, pelo menos duas pessoas morreram, cinco ficaram feridas e mais de 20 ficaram presas numa casa de repouso, segundo a Reuters. Em Illinois, o telhado de um depósito da Amazon na cidade de Edwardsville desabou, matando seis pessoas.

“Estamos com o coração partido pela perda de nossos companheiros de equipe lá, e nossos pensamentos e orações estão com suas famílias e entes queridos”, afirmou o fundador da Amazon, Jeff Bezos, no Twitter. “Todos em Edwardsville devem saber que a equipe da Amazon está empenhada em apoiá-los e estará ao seu lado nesta crise”.

Enquanto a Samaritan ‘s Purse ajuda as comunidades devastadas “servindo aos feridos em nome de Jesus”, a organização pede oração.

“A melhor coisa que podemos fazer agora é orar. Ore pelas pessoas que perderam tudo. São mães, pais, irmãos e irmãs, filhos que perderam suas casas e perderam suas vidas, perderam suas propriedades. Eles precisam de nossas orações”, pediu Franklin Graham, filho do falecido evangelista Billy Graham, em uma mensagem de vídeo.

“As pessoas me perguntam: ‘Deus está com raiva de nós? Ele está com raiva?’ Estou aqui para dizer: ‘Não, temos tempestades como essa que surgem na vida’”, concluiu.

Fonte: Guia-me com informações de The Christian Post


Comentários