A sociedade ocidental está sofrendo de um “déficit de esperança”, em que muitas pessoas buscam gratificação sexual superficial em vez de fé e valores familiares, disse o papa Bento em seu sermão da véspera do Ano Novo.

“Alguns, especialmente jovens, são atraídos por falsas exaltações, ou melhor, pela profanação do corpo e banalização da sexualidade”, disse o papa durante a homilia das orações da noite na Basílica de São Pedro.

“Estamos vendo um déficit de esperança e confiança na vida, que constitui o mal ”sombrio” da moderna sociedade ocidental.”

Um dia depois que centenas de milhares de espanhóis fizeram uma passeata em favor da família tradicional em Madri —seguindo uma manifestação parecida na Itália em maio— o papa disse que estava comovido com os católicos que defendiam suas crenças.

“É naturalmente um conforto ver o trabalho realizado em anos recentes pelas paróquias, movimentos e associações religiosas de famílias continuando a se desenvolver e dar frutos”, disse.

Tanto a passeata de Roma como a de Madri foram ostensivamente apolíticas, mas ambas protestaram contra leis —aprovadas ou em consideração— para reconhecer casais gays e o casamento gay ou para tornar o divórcio mais fácil, medidas consideradas pela igreja católica como uma ameaça à família tradicional.

Bento, líder dos 1,1 bilhão de membros da fé católica romana, disse que a sociedade ocidental enfrentará “uma emergência educacional” caso não ensine a seus filhos um código moral correto.

“Sem algazarra, com paciente confiança, vamos enfrentar essa emergência, especialmente na arena da família”, afirmou.

Fonte: Reuters

Comentários