Papa Francisco em missa no Vaticano (Imagem: Filippo Monteforte/AFP/Folhapress)
Papa Francisco em missa no Vaticano (Imagem: Filippo Monteforte/AFP/Folhapress)

A oração dominical do Angelus do papa Francisco foi transmitida neste domingo em vídeo por várias telas gigantes colocadas na Praça de São Pedro, devido ao coronavírus.

“É um pouco estranha essa oração do Angelus com o papa preso na biblioteca, mas eu vejo vocês e estou perto”, disse Francisco, sentado no centro da sala, onde normalmente recebe os chefes de Estado.

Francisco que apresentava bom estado de saúde após se recuperar de um forte resfriado que o forçou a cancelar algumas audiências e exercícios espirituais, explicou que a decisão de ter o Angelus transmitido por streaming era “evitar as congregações de pessoas, que podem transmitir o vírus”.

A Itália suspendeu todos os eventos e manifestações públicas em uma tentativa de limitar a propagação do vírus que já causou 233 mortes e infectou 5.061 pessoas. Um caso positivo também foi confirmado na Cidade do Vaticano.

Na Praça de São Pedro, que normalmente está lotada aos domingos com milhares de fiéis, desta vez apenas centenas pessoas compareceram desta vez não para ver, mas escutar o Papa nas telas gigantes colocadas no local.

Enquanto, pelo contrário, milhares de pessoas aguardavam uma longa fila, por até 45 minutos, para entrar na Basílica de São Pedro, embora com medidas de separação ao passar nos controles policiais.

Fonte: EFE