A próxima encíclica do papa Bento XVI, “Caritas in Veritate”, será divulgada no próximo dia 7 de julho, um dia antes do início da Cúpula do G8 (grupo dos países mais ricos do mundo e a Rússia).

Segundo anúncio oficial, a carta solene do Papa aos bispos e fiéis católicos do mundo será apresentada em uma coletiva de imprensa pelos cardeais e estudiosos que auxiliaram o Pontífice a desenvolver a reflexão. Bento XVI assinou sua terceira encíclica na última segunda-feira.

O texto terá como tema central os problemas do trabalho e da economia. Diante de uma crise econômica global, que causou prejuízos principalmente aos países pobres do mundo, o Papa, como ele mesmo havia antecipado, pedirá “uma solidariedade global” e uma nova ética nas finanças, através de oportunas regras e controles.

A nova publicação, que acontece cerca de dois anos após sua última encíclica — a primeira foi “Deus caritas est” (Deus é amor, 2006) e a segunda “Spe salvi” (Salvos graças à esperança, 2007) –, teve a colaboração do presidente e do secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Renato Raffaele Martino e monsenhor Giampaolo Crepaldi, respectivamente; do presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, cardeal Josef Cordes; e do economista Stefano Zamagni.

A publicação era esperada para o último dia 29. Contudo, no último fim de semana foi dito que a encíclica seria divulgada antes da Cúpula do G8, pois, o Pontífice estava reformulando partes de seu texto e fazendo uma última revisão.

O encontro dos líderes de Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Japão, Rússia e Itália, que atualmente preside o grupo, acontecerá entre 8 e 10 de julho na cidade italiana de L’Aquila. Também participarão como convidadas as economias emergentes Brasil, China, Índia, África do Sul, México e Egito.

Fonte: Ansa

Comentários