Uma exposição vai causar rebuliço em São Paulo, a partir desta sexta-feira (27), até o dia 23 de junho, na Galeria Oeste (r. Mateus Grou, 618, Pinheiros). Chama-se “Alegorias Bíblicas”. A mostra do fotógrafo Gal Oppido faz uma leituras de passagens e personagens bíblicos. Em uma das imagens, um homem representando Jesus Cristo é mostrado em nu frontal.

“As fotografias focam o corpo como objeto a ser preservado, desejado, castigado e eternizado”, justifica o texto divulgado pelo fotógrafo.

São 25 obras, apresentadas, segundo Oppido, em “celebrações contidas e catárticas, do corpo em transe, e de personagens bíblicos”.

O fotógrafo vem de uma família de mãe católica extremada e pai anarcocomunista, convivendo com amigos espíritas e uma tia umbandista.

Perfil

Oppido nasceu em São Paulo, em 1952. É arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo). O fotógrafo ensaísta tem trabalhos nas áreas de artes cênicas, arquitetura e projetos gráficos. Ele expõe desde 1981 em lugares como EUA, Cuba, França, Alemanha e Portugal.

Suas obras integram acervos do Masp (Museu de Arte de São Paulo), MAM (Museu de Arte Moderna), entre outros. Atualmente, ele ministra cursos sobre fotografia brasileira e latina.

Fonte: Folha Online