Igreja Metodista Unida Comunidade Sand Point nos EUA com uma bandeira do movimento LGBT (Foto: Wikimedia Commons)
Igreja Metodista Unida Comunidade Sand Point nos EUA com uma bandeira do movimento LGBT (Foto: Wikimedia Commons)

Lançada oficialmente em 1º de maio de 2022, a Igreja Metodista Global, terminou 2023 com 4.281 igrejas filiais. Nesta quarta-feira (3), o Oficial Conexional de Transição do GMC, Keith Boyette, disse que embora a maioria das igrejas do GMC pertencessem anteriormente a Igreja Metodista Unida (IMU), existem congregações de diferentes origens.

Segundo ele, ainda existem igrejas da IMU “tanto dentro como fora dos EUA” que tentam se filiar ao GMC. Ele espera um grande número de filiações, após a Conferência Geral da IMU, que está programada para ser realizada de 23 de abril a 3 de maio, no Charlotte Convention Center, em Charlotte, Carolina do Norte.

Ao longo das últimas décadas, a IMU tem lidado com um debate divisivo sobre a possibilidade de alterar o seu Livro de Disciplina para permitir a bênção de uniões e a ordenação de pessoas em relacionamentos românticos entre pessoas do mesmo sexo.

Os esforços para mudar o Livro da Disciplina sempre falharam ao nível da Conferência Geral, em grande parte devido ao poder de voto dos delegados maioritariamente teologicamente conservadores da África.

Apesar disso, muitos teólogos liberais dentro da IMU recusaram-se a seguir ou fazer cumprir as regras, oficializando uniões do mesmo sexo ou ordenando clérigos abertamente homoafetivos.

Fonte: CPAD News com informações de The Christian Post

Comentários