Em todo o Brasil, o setor de artigos religiosos cresce, em média, 30% ao ano, segundo estimativa da Promocat Marketing e Serviços. No Amazonas, o índice persiste e nos últimos quatro anos a venda de CDs e DVDs religiosos cresceu 20% ao mês.

A empresa Bemol começou a vender produtos religiosos em pequena quantidade. Mas, devido à resposta rápida e satisfatória dos consumidores, a loja tem investido, cada vez mais, nesse segmento.

Hoje, os CDs de músicas religiosas correspondem a 10% do total de CDs vendidos pela Bemol, o que coincide com o levantamento encomendado pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos, segundo o qual este segmento já é mais procurado que a seção de CDs sertanejos e de pagode.

 
[RW align=right]submarino[/RW]

No mercado fonográfico, conforme a ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), a música gospel nacional ocupa a segunda colocação entre os gêneros musicais campeões em venda, atrás somente do pop-rock, gerando R$ 100 milhões por ano às gravadoras. “Devido ao aumento da procura, atualmente, a loja conta com uma grande variedade de CDs. Há cerca de 5.000 títulos à disposição dos consumidores”, garante Sheila.

Títulos em DVD

No que concerne aos DVDs, a rede de lojas da varejista Bemol ainda possui poucos títulos, mas a expectativa é que esse mercado cresça de 5% a 10% até o final de 2006, na medida em que essa mídia se torne mais barata e mais acessível aos consumidores manauenses.

Sony produz 25% das mídias

Este ano, a Bemol participou da FICOC (Feira Internacional do Consumidor Cristão) realizada em São Paulo, com duração de cinco dias e movimentação de R$ 10 milhões, e conversou com mais de 20 fornecedores de produtos gospel. Entre eles estava a Sony DADC, considerada a maior fabricante de mídias óticas pré-gravadas do mundo, que deseja aproveitar os benefícios do PIM (Pólo Industrial de Manaus), onde está localizada sua filial no país, para ampliar a participação da empresa no crescente mercado brasileiro de música gospel. A multinacional detém 25% de participação na fabricação de CDs e DVDs para esse segmento. O objetivo é encerrar 2006 com um crescimento de 40% em CDs e chegar à marca de 500.000 unidades vendidas de DVDs por mês até o fim do ano.

Católicos adquirem livros e CDs

Outros artigos como bíblias, livros religiosos, santos, velas e bijuterias católicas, também movimentam a economia no Amazonas. Segundo a irmã Margarida Hoffman, gerente das Livrarias Paulinas, as pessoas têm procurado, cada vez mais,conforto e consolo para curar seus males. Neste contexto, inserem-se as canções, que alimentam a alma e os negócios, bem como os livros que trazem sempre uma mensagem positiva de fé e esperança, o que fomenta as vendas. Com relação aos CDs e DVDs, o crescimento neste ano é de 20%, em comparação com 2005. A venda de livros no primeiro semestre de 2006 superou em 10% as relativas ao mesmo período do ano anterior.

A exemplo dos evangélicos, a Igreja Católica também realiza uma feira para expor seus produtos e exportá-los: é a Expocatólica, que já está na sua quarta edição. Os produtos religiosos brasileiros estão em evidência em países europeus como Itália, Portugal e Espanha. Até mesmo os EUA, país predominantemente protestante, mas que mantém a terceira população católica mais numerosa do mundo – atrás de México e Brasil – estão comprando artigos religiosos brasileiros. Preço baixo, variedade e qualidade, são os principais fatores que fizeram empresas estrangeiras procurarem pelos artigos religiosos produzidos no Brasil.

Além disso, o fato do Brasil ser o país com maior número de católicos do mundo, também contribui bastante para agregar valores aos produtos nacionais, uma prova de que fé e religião podem gerar grandes lucros.

Fonte: Jornal do Commércio de Manaus

Comentários