Jair Bolsonaro, presidente do Brasil
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criou o Dia Nacional da Sukyo Mahikari. A religião japonesa será celebrada em 27 de fevereiro.

A Lei nº 13.892, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21/10/2019), versa sobre o tema.

Sukyo Mahikari (luz da verdade, em português) é um movimento religioso fundado em 1959 por Yoshikazu Okada, em Tóquio. A crença é baseada no budismo.

Em julho, o Congresso aprovou a criação da data. A comemoração ficou instituída para 27 de fevereiro. A homenagem foi proposta pela deputada Leandre (PV-PR).

A religião tem sedes em 75 países e conta com cerca de um milhão de integrantes ativos. Segundo cálculos do grupo, são aproximadamente mil templos no Japão e 300 no exterior, sendo 129 na América Latina. No Brasil, são 59 em 18 unidades da Federação.

A lei é assinada pelo presidente Bolsonaro e pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.

Dia das Bruxas para Dia do Evangelho

Nesta terça-feira, 21, o Folha Gospel desmentiu uma informação que circula pelas redes sociais e pelos aplicativos de mensagem dizendo que Bolsonaro havia instituído o dia 31 de outubro com Dia do Evangelho, em substituição ao Dia das Bruxas norte-americano ou Dia de Halloween.

A Lei 13.246/2016, que instituiu o dia 31 de outubro de cada ano como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho, atribuída ao presidente Jair Bolsonaro, foi na verdade, sancionada pela então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, no dia 12 de janeiro de 2016.

Fonte: Metrópoles