O Natal e a privação de gozo

As festividades do período natalino representam esse conceito marxista de mais-valia.

Em época de crise, idosos participam de curso de Papai Noel
Em época de crise, idosos participam de curso de Papai Noel

Karl Marx criou o conceito de mais-valia. Este conceito é um dos pilares da teoria marxista, e está no cerne de inúmeros debates para a explicação de vários problemas sociais. A mais-valia é um conceito da sociologia, aplicável em diversas áreas, relacionado com a força do trabalho, a exploração da mão de obra assalariada, a apropriação pelo capitalista do excedente da produção do trabalhador, visando a obtenção do lucro.

Este conceito da economia política marxista aponta para uma desigualdade, tendo em vista que o valor do trabalho, ou seja, o salário do trabalhador não é transformado em valores reais, sendo compatíveis com os esforços dos trabalhadores. Isso leva a desvalorização do trabalho e, como consequência disso, temos a exploração do sistema capitalista que tem como objeto a obtenção do lucro.

Marx propõe a mais-valia com base na exploração do sistema capitalista. Sendo, assim, o trabalho e o produto produzido têm a finalidade de tornar-se mercadoria e assim gerar lucro. O trabalhador, “bombril”, mil e uma utilidades, confirma a prática da mais-valia que está pautada na exploração do trabalhador pelo patrão, a quem são endereçados todos os lucros. O enriquecimento às custas da força de trabalho da classe operária leva ao aumento das desigualdades sociais. O trabalhador alienado a esse sistema escravocrata, torna-se objeto de escravização, desumanizado e frustrado em seu desejo, é afastado do que produz. E ao trabalhador que inconformado não se submete à exploração do patrão, resta apenas uma alternativa: “a porta da rua é a serventia da casa”, conforme o ditado popular.

A função social do trabalhador, no sistema capitalista, pode sempre migrar daquele que é objeto de investimento, pelo patrão, àquele que é objeto-dejeto, ou seja, descartado por não ser compatível com as expectativas do capitalismo.

Segundo Lacan, existe uma correlação entre os conceitos de mais valia (marxista) e o de mais-de-gozar (lacaniano), o que aponta para uma subjetividade capitalista; onde o sujeito não é dono do seu gozo, sufocando o seu desejo.

As festividades do período natalino representam esse conceito marxista de mais-valia. Marx fala sobre a exploração do capitalismo, em seguida Lacan revela o que há por trás do discurso marxista da mais-valia. Lacan diz que a perda real (a valorização do trabalho) na realidade sinaliza a perda de gozo, que ele nomeia de mais-de-gozar.

O conceito lacaniano mais-de-gozar difere do gozo, pois, não corresponde ao gozo, mas à perda de gozo. Lacan conclui dizendo que a perda de gozo priva o sujeito de usufruir não apenas da sua produção, mas, acima de tudo do gozo, que a mais-valia lhe negou. O desejo do trabalhador, reprimido em sua satisfação, leva a esse sujeito (trabalhador) a uma alienação ao sistema capitalista. E nesse cenário de desigualdade social, nem papai Noel escapa ao conceito de mais-valia.

Helena Chiappetta

Este artigo foi publicado originariamente em 14 de dezembro de 2019.

Artigo anteriorA Participação Democrática, As Assembleias Associativas, e, As Regras Parlamentares
Próximo artigoA MENSAGEM DO NATAL
Helena Chiappetta
Maria HELENA Barbosa CHIAPPETTA é Psicanalista Clínica pela ABRAPSI. É Psicóloga Clínica (CRP - 02/22041), é também Neuropsicóloga. É Avaliadora Datista CORETEPE (CRTP-1041). Tem Especialização em: Psicanálise, Psicopatologia e Saúde Mental; Terapia Familiar; Arteterapia; Psicopedagogia Clínica e Institucional, e em Ciências da Religião; Licenciatura em Letras (cursando), em Filosofia e em Pedagogia, além do Bacharelado em Teologia. É Bacharelanda em Psicanálise. Atualmente é Docente no SEID Nordeste e SEID Uberlândia. É Professora Convidada no Curso de Formação em Psicanálise da SNTPC. Tem experiência como docente de Hebraico Bíblico, Psicanálise e Teoria Analítica, Educação Religiosa, Artes, Teologia com ênfase em Ciências da Religião Aplicada e Liderança Institucional. Dedica-se ao estudo das neuroses atuais. É colunista deste Portal Folha Gospel. E-mail: helena.chiappetta@icloud.com Instagram profissional: @h.chiappetta Instagram do projeto Espaço Livre Mente: @espacolivre_mente
Comentários