Crucifixo sobre sangue (Foto: Reprodução/Flickr)
Crucifixo sobre sangue (Foto: Reprodução/Flickr)

A Páscoa é um dos feriados mais importantes para os cristãos, pois celebra-se a ressurreição e a vitória de Jesus sobre a morte. No entanto, nem todos os seguidores de Jesus podem festejar essa data pacificamente, já que nessas datas costumam acontecer ataques extremistas em massa em igrejas e reuniões de cristãos.

Essa violência é usada como maneira de amedrontar e desencorajar os cristãos que vivem em países onde há perseguição. Entre as vítimas fatais estão pais e mães de família, professores de escola dominical, crianças, avós, pastores. Os sobreviventes precisam conviver com a dor de perder seus entes queridos e as sequelas físicas, emocionais e mentais da tragédia.

Confira a lista de ataques de Páscoa que aconteceram nos últimos anos.

Indonésia – 2021
Durante o Domingo de Ramos em 2021, dois homens-bomba se detonaram enquanto cristãos saíam do culto em Makassar, Indonésia. Pela graça de Deus, apenas 20 pessoas ficaram feridas. Hugo sobreviveu porque saiu cinco minutos antes da explosão. “Eu ainda não entendo como eu e minha família continuamos vivos até hoje. Eu louvo a Deus por sua proteção”, reconhece.

Sri Lanka – 2019
Em 21 de abril de 2019, 259 pessoas morreram e outras 500 ficaram feridas durante o ataque de sete homens-bomba do Estado Islâmico em igrejas e hotéis, no Sri Lanka. Na ocasião, 176 crianças perderam um ou ambos os pais. “Quando chegamos à igreja, as pessoas estavam fugindo. Eu nem tentei procurar meu filho porque eu já sabia que Malkiya estava no céu”, conta Saratha, que perdeu o filho de 12 anos.

Índia- 2018
Em 2018, vários cristãos foram atacados durante o final de semana da Páscoa na Índia. Multidões de radicais hindus agrediram pastores e cristãos enquanto eles estavam celebrando a ressurreição de Jesus.

Egito -2017
Duas igrejas foram bombardeadas
um domingo antes da Páscoa em 2017, no Egito. Os ataques causaram a morte de 49 cristãos e feriram mais de 110. Entre as vítimas fatais estava Hannan, a esposa de Magid: “Ela estava sempre lendo a Bíblia com eles e os ensinou a orar”, relembra o cristão.

Paquistão – 2016
Em 2016, radicais islâmicos detonaram uma bomba no parque Lahore, no Paquistão, durante a celebração da ressurreição de Jesus. O ataque provocou a morte de 74 pessoas, 29 delas crianças, e deixou mais de 300 feridos. Uma cristã sobrevivente testemunha: “Nós celebramos a Páscoa sabendo que a qualquer momento um homem-bomba pode vir e interromper nosso culto, nossa adoração, nossa oração”.

Quênia – 2015
Na sexta-feira da paixão, em 2015, o grupo extremista Al-Shabaab invadiu e matou 147 estudantes de cristãos na Universidade de Garissa, no Quênia. Muitos seguidores de Jesus foram alvejados enquanto participavam de uma reunião de oração na escola. Ben, um dos sobreviventes, reconhece: “As feridas estão curadas, mas as cicatrizes estão lá”.

Seja #UmComEles 

As celebrações de Páscoa reúnem inúmeros cristãos nas igrejas e os extremistas aproveitam essa oportunidade para realizar ataques letais. Ajude a Portas Abertas a acolher e oferecer cuidados pós-trauma para vítimas desses ataques com uma doação.  

Fonte: Portas Abertas

Comentários