O apresentador Otávio Mesquita chamou o pastor para falar sobre a visita do papa, a diferença entre ateus, evangélicos e agnósticos, entre outros.

A visita do papa Francisco ao Brasil levantou discussões acerca da importância da religião na sociedade brasileira, em particular, o aparente confronto entre os evangélicos e os católicos.

O programa “Claquete” com Otávio Mesquita chamou o teólogo e pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo, Ed René Kvitz, para falar sobre a importância da visita do papa, a diferença entre ateus, evangélicos e agnósticos, teologia na política, entre outros.

“A chegada do papa coloca na pauta de discussão da realidade brasileira a importância da religião, da fé, da igreja, o que a igreja tem a contribuir, qual é a legitimidade da experiência de fé”, afirmou o teólogo.

Segundo René, o papa Francisco traz um benefício para essa discussão, elevando o nível da discussão.

O pastor também falou sobre o confronto entre evangélicos e católicos. “A religião tem a ver com poder. A disputa de poder acontece inclusive no contexto da religião. E uma religião contra a outra é uma religião que está disputando poder.”

De acordo com René Kvitz, a religião será motivo de um confronto eterno, se ela enfatizar quem possui a verdade ou quem não. Entretanto, ele pontua que o caminho para um diálogo está quando a religião se foca no amor, no caso do Cristianismo, foi o que Jesus ensinou.

“Se a religião tem a ver com a verdade somos inimigos para sempre, mas se a religião tem a ver com amor – o caminho da verdade que Jesus nos trouxe foi o caminho do amor – então vamos ter uma alternativa e uma possibilidade de diálogo de fraternidade e solidariedade de um novo mundo.”

O teólogo ainda respondeu a diversas perguntas de telespectadores e falou sobre temas quentes como a veracidade do sofrimento de Jesus, homossexualidade e aborto.

Confira a entrevista:

[b]Fonte: The Christian Post[/b]

Comentários