Cristãos são grupo religioso mais perseguido no mundo. (Foto: Reprodução / GOD TV)

Romênia celebrou seu primeiro Dia Nacional de Conscientização da Violência contra os Cristãos para homenagear os romenos que sofreram algum tipo de violência religiosa e aumentar a conscientização sobre a perseguição anticristã que está acontecendo em todo o mundo.

No início deste ano, Daniel Gheorghe, membro da Câmara dos Deputados da Romênia, apresentou uma lei estabelecendo 16 de agosto como o Dia Nacional de Conscientização da Violência contra os Cristãos. Em junho, o governo romeno aprovou a lei.

De acordo com Daniel, a lei foi elaborada para informar o público, especialmente a geração mais jovem, como o cristianismo se tornou parte da história da Romênia. A lei também visa aumentar a conscientização sobre a perseguição cristã global que está acontecendo hoje.

“É por isso que a proclamação de um dia de comemoração nacional pelo seu martírio deve ser para nós uma oportunidade de nos tornarmos mais conscientes da violência de hoje contra os cristãos”, disse o líder Ortodoxo Romeno Daniel, observando que esta violência “assume diferentes formas de perseguição hoje, desde a cristofobia das novas ideologias às execuções filmadas daqueles cuja única culpa é ser cristão”.

Perseguição Cristã

Os cristãos são o grupo religioso mais perseguido do mundo, de acordo com um relatório de 2019 do governo do Reino Unido. Aproximadamente 80% de todas as perseguições religiosas registradas são contra cristãos. A lei recém-criada também trata da batalha pela liberdade religiosa como um direito fundamental de todos.

“Neste contexto, o Patriarcado Romeno defende a recuperação da memória do martírio cristão. E pela proteção e promoção da liberdade religiosa como um direito fundamental de toda pessoa humana”, continua o comunicado.

Comemoração

Em 16 de agosto, edifícios e monumentos na Romênia foram iluminados em vermelho para comemorar. No domingo passado foi o primeiro Dia Nacional de Conscientização sobre a Violência contra os Cristãos na Romênia. Nos próximos anos, o romeno sempre será lembrado de como o cristianismo causou impacto na nação.

Folha Gospel com informações de God TV